Ykenga representa sociedade brasileira em charges ferinas
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
O Negrxs 50+ publica uma série de charges do cartunista Ykenga, um dos principais profissionais do país. Nascido no Rio de Janeiro em 1952 e batizado como Bonifácio Rodrigues de Mattos, Ykenga, é desenhista técnico por formação e se notabilizou por representar a sociedade brasileira em charges ferinas, especialmente aquela em que vivem ele e outros negros.
Ykenga estudou no tradicional Colégio Santo Inácio, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e iniciou a carreira em 1970, em O Pasquim. Teve seus trabalhos publicados em periódicos no Brasil e no exterior. Trabalhou no O Dia, O Povo, Última Hora, O Fluminense, Jornal dos Sports, Jornal do Commercio, Extra, O Peru Molhado, Tribuna da Bahia, O Povo – de Fortaleza-, Libèracion da Suécia, La Juventud do Uruguai, Starchel da Bulgária, entre outros.
Ilustrou o livro Vermelho 17, com textos de Martinho da Vila, Novos Talentos, da Academia Brasileira de Letras, o catálogo do Salão Internacional de Caricatura de Montreal (Canadá) e, em 2012, publicou o livro Humor a la Carte, um trabalho autoral.
Expôs no Yomiury Shimbum-Japão, Angulenie-França, salão Internacional de Caricatura do Canadá, fez uma individual no Museu da Imagem e do Som-RJ, na Casa do Humor e na Sátira de Gabrow-Bulgária. Atualmente está envolvido com vários projetos pessoais.
Seguem algumas de suas charges, sempre com forte cunho social: