Projeto DNA do Brasil forma banco de dados de genomas

Projeto DNA do Brasil forma banco de dados de genomas

Share With Your Friends

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br

OLygia Pereira - DNA- ancestralidade- família brasileira projeto DNA Brasil pretende incluir a população brasileira na era da saúde de precisão, por meio da geração de um banco de dados de genomas. Com o levantamento será possível traçar um quadro das características clínicas e de saúde dos indivíduos. Segundo Lygia Pereira, entre os   objetivos está entender quais as variantes genéticas associadas às características de saúde, aumentam a predisposição a doenças comuns, como hipertensão e diabetes. Com os resultados o sistema de saúde poderá oferecer diagnósticos preventivos.

Atualmente, diz, 80% dos estudos são feitos em população de ancestralidade europeia. “Já vimos que o que se aplica para essa população não tem a mesma precisão em populações de outras ancestralidades. Então, a gente tem que conhecer o genoma do brasileiro”DNA-Ancestralidade-Projeto DNA do Brasil

Com esse estudo será possível reconstruir a história da formação da população. “Estudando as frações africanas e indígenas vamos conseguir recuperar fragmentos de DNA de genoma, por exemplo, de populações indígenas que já nem existem mais nos índios atuais aqui no Brasil, mas que estão espalhados aí pelos brasileiros. A gente vai poder também dar a origem africana das pessoas com esta ancestralidade.”

A especialista acredita que serão encontradas misturas de genomas africanos que nem existem na África. “Isso tudo vai ser muito interessante.”

Segundo Lygia, o projeto já sequenciou dois mil genomas de brasileiros e encontrou variantes genéticas que não foram descritas em nenhuma população do mundo. “Estamos também conseguindo recuperar frações de DNA de genomas indígenas que não existem mais nos índios atuais. “Estamos muito animados com os resultados.”

Leia também:

De Angola à Rússia, família negra se surpreende com teste de DNA

negrxs50mais