Edilene Lobo será a primeira mulher negra ministra do TSE

Edilene Lobo será a primeira mulher negra ministra do TSE

Share With Your Friends

Edilene Lobo será a primeira mulher negra ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ela é mineira, doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A nova ministra substituta é professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna (MG), professora convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e autora de livros e artigos jurídicos.

O anúncio da indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira, dia 27.  Edilene Lobo será a nova ministra substituta na vaga do ministro André Ramos Tavares, que agora assume a cadeira de titular. Nos próximos dias o TSE deve anunciar a data em que a advogada tomará posse no tribunal.

Defensora de Dilma e advogada da Federação Brasil da Esperança

A nova ministra em 2018 defendeu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando esta fazia campanha para o Senado no estado de Minas Gerais. Atualmente é uma das advogadas da Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV).

O nome de Edilene foi referendado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação unânime no dia 31 de maio ocorreu em uma lista tríplice junto como Daniela Lima de Andrade Borges, e Marilda de Paula Silveira.

Imagem em destaque: divulgação do TSE

Leia também:

negrxs50mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *