Sobre
O “Negrxs 50+” é uma plataforma onde pessoas negras com idades superiores aos 50 anos encontram um conjunto de opções de serviços, tais como agendas culturais, orientações de saúde, moda, educação, esportes, opções de lazer e turismo, dicas de negócios, jogos digitais, perfis inspiradores de pessoas negrxs, artigos de opinião e entrevistas.
O projeto surge com base nas experiências dos próprios criadores, negros dentro da faixa etária abrangida, e que percebem a falta de opções dentre os serviços existentes. São pessoas que formam o chamado mercado do “afroconsumo” e que não se sentem contempladas com o que é oferecido.
Segundo o último censo, de 2010 (IBGE), a população acima dos 50 anos no Brasil alcança 39.007.220 (20,45%). Deste total, 17.191.505 (44,07%) são negros. É uma população semelhante à da Holanda e superior a de países como Portugal, Suécia, Nova Zelândia, Cuba, Bolívia, Bélgica, Grécia, Áustria, Israel, Paraguai, Noruega, Dinamarca, Irlanda e Suíça.
56% da população se autodeclaram negros
Entre os 56% da população autodeclarados negros (PNAD/IBGE-2019) – independentemente da faixa etária – 94% dizem que não se sentem representados nas propagandas e 61% afirmam que comprariam mais de marcas que os representassem, segundo o instituto Locomotiva -2017.
É nesse contexto que o Negrxs50+ pretende se posicionar. Um espaço de encontro que atenda às demandas identitárias e geracionais, onde os Negrxs50+ se encontrem e fortaleçam suas expectativas de vida, sob diferentes aspectos: sejam intelectuais, econômicos, políticos ou de bem-estar. Onde suas experiências de vidas sejam valorizadas. O objetivo é suprir uma evidente carência de comunicação inclusiva, criar e divulgar conteúdos que incentivem o espírito de pertencimento.
O projeto está aliado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), que reconhecem que o desenvolvimento só será possível com a inclusão de pessoas de todas as idades. O empoderamento das pessoas idosas, com a possibilidade de plena participação e inclusão social e oferta igualitária de acesso aos diferentes serviços disponíveis na sociedade são formas de reduzir as desigualdades.
Vitalidade e exigência são marcas dos 50+
O Negrx50+ está junto com esta população que envelhece cheia de vitalidade e não se vê contemplada com as ofertas focadas em sua faixa etária. Nossa plataforma quer ser um canal para incentivar a mudança. Contribuir com o pensar novas formas de lidar com as pessoas, novos produtos, novos serviços, novas oportunidades. Fazer de forma diferente. Ver o segmento como uma oportunidade para todos. Mostrar que a sociedade pode olhar e tratar essa faixa etária, particularmente sob o aspecto étnico, com novos olhares. Afinal, quem passou dos 50 tem patamares de exigência e consumo diferenciados.
A sociedade não já não pode se prender ao perfil do “idoso” frágil, dependente, carente de atenção. Os 50+ atuais exigem mais. Isso vamos mostrar no Negrxs 50+.