Artistas de todo o mundo em campanha contra o racismo
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
Diante das crescentes manifestações de racismo, artistas de todo o mundo e personalidades se uniram à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em um vídeo para a campanha Unidos Contra o Racismo, lançado no início do mês. O cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil está entre os artistas participantes.
O vídeo em preto e branco em de 2 minutos e 41 segundos e apresenta mensagens de personalidades do cinema, da mídia, da música, do esporte e da ciência.
Gilberto Gil é um dos artistas
No grupo de artistas de todo o mundo, está Gilberto Gil, incluído entre os “artistas pela paz” da entidade. Com ele estão Marcus Miller, Yalitza Aparicio, Rossy de Palma. Também estão os embaixadores de boa vontade da Unesco Jean-Michel Jarre, Jorge Ramos, Sumaya bint Al Hassan, Bobi Wine, Herbie Hancock e Forest Whitaker; os campeões pela educação de mulheres e meninas Nadia Nadim, Amadou Gallo Fall e Ada Hegerberg. E ainda Charlotte Gainsbourg, Freida Pinto e Naomi Campbell.
Desde 1978 a Unesco adotou a Declaração sobre Raça e Preconceito Racial, que reafirma que “todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos, e todos formam parte integrante da humanidade”.
Ações da Unesco no combate ao racismo e a exclusão no Brasil
- Desenvolvimento social inclusivo
- Educação inclusiva
- Cultura de paz
- Direitos humanos
- Educação para a cidadania