Literatura negra e outras revoluções em curso de férias online
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
Qual a diferença entre as literaturas negra, negrista e afro-brasileira? Como os negros passam de sujeitado a sujeito nas produções literárias? O humor negro em Machado de Assis, Lima Barreto e Nelson Sargento. Esses são alguns tópicos da oficina Literatura Negra e Outras Revoluções oferecida na programação de férias online do Instituto Estação das Letras nos dias 25, 27 e 29 de janeiro, das 16h30min às 18h30min, sob responsabilidade do professor e escritor Francisco César Manhães Monteiro.
A proposta do curso, segundo o instituto, é apresentar um panorama geral da literatura, abordar seus movimentos, autores, coletivos e obras relevantes.
Os tópicos da programação são:
- Origens e imagens do negro na literatura;
- De sujeitado a sujeito: histórias negras e estórias de negros;
- Diferenças e perspectivas: literatura negra, negrista, afro-brasileira;
- Humor negro: Machado de Assis, Lima Barreto, Nelson Sargento
- Escrevivências: identificações, gêneros e violências
- Poesia revoltada: o amor e outras revoluções
- Dos griôs ao samba, funk, slam e rap
Monteiro vai discutir temas, constantes desta literatura, como escravização, racismo, reificação e opressão; os seus significados e modos: confrontação, dualismo, identitarismo, liberação; e seus aspectos de estilo e realização literária: oralidade, ritmo, corporeidade e reescritura.
Doutor em Estudos Literários Neolatinos pela UFRJ e ex-professor de Teoria da Tradução também da universidade, Monteiro diz que os conteúdos, modos e estilos são abordados e costurados com conceitos essenciais como os de negritude e escrivência. No entanto, o curso não é baseado em teoria e sim na contextualização de movimentos, coletivos, na exemplificação e leitura de autores e obras.
Serviço:
Inscrições no site da Estação das letras e informações pelo e-mail iel@estacaodasletras.com.br e pelo WhatsApp (21) 99127-4088. Valor: R$ 350,00.
Professores e universitários têm 30% de desconto, que não são acumulativos e os participantes que obtiverem 75% de presença terão direito a certificado.