As mulheres negras 50+ e a diversidade de seus negócios

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
Elas são mulheres negras 50+, ou quase. Têm diferentes histórias de vida e, em comum, o empreendedorismo. Atuam em segmentos variados e têm muitas histórias para contar. O Negrxs 50+ foi conhecer algumas experiências para compartilhar com os leitores nos próximos dias.
As empreendedoras fazem parte dos 30.3% dos donos de negócios (homens e mulheres) que são 50+. Enfrentam uma realidade na qual, em média, recebam 61% menos do que os homens brancos, 49% menos do que as mulheres brancas e 28% menos do que os homens negros. São, ainda, 32.2% dos cerca de 15 milhões de empreendedores negros.
Alimentação e gastronomia lideram negócios das mulheres negras
Outros dados sobre o segmento vêm de uma pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme), com apoio da Rede Mulher Empreendedora e execução do Instituto Locomotiva, em 2023. Eles mostram que 60% das mulheres empreendedoras faturam até R$ 2.500 por mês e apenas 17% conseguem chegar aos R$ 5 mil mensais. Dessas, 98% são das classes D e E, 82% são negras e 83% começaram a empreender por necessidade.
De acordo com pesquisa do Irme de 2024 os setores de alimentação, beleza e consultoria lideram os negócios liderados por mulheres negras. Alimentação e gastronomia com 22,9%; beleza, estética e bem-estar com 19,3% e assessoria/mentoria e consultoria com 17,6%.
Marketing e gestão financeira lideram desafios
Outro dado que a pesquisa revela é que o marketing e a gestão financeira são os maiores desafios das mulheres negras. Para 43,2% marketing/divulgação; para 39,4% a gestão financeira e para 34% o acesso ao crédito/financiamento bancário.
A série começa com a crocheteira Sandra Portella e sua empresa que emprega nove mulheres da Zona Oeste carioca.
Leia também:
- Dificuldades de crédito e racismo no caminho do afroempreendedorismo
- Credencial de estacionamento 60+ tem emissão online
- Sandra Portella, a crocheteira de impacto social
Imagem em destaque: montagem com fotografias das redes sociais das empresárias Sandra Portella e Adriana de Moura