Gilberto Gil lança EP de show do Concerto com a Sinfônica Petrobras
Por Affonso Nunes do Na Caixa de CD*
Ainda na esteira de comemoração dos 78 anos de idade, o visionário artista baiano Gilberto Gil lança EP, que está disponível desde a sexta, dia 21. Nele está a gravação na íntegra feita no Theatro Municipal do Rio, em maio de 2012, do celebrado projeto “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo”. Também chega ao Youtube o making of da gravação.
Gil mantém uma das mais bem estruturadas estratégias de gestão da carreira nas novas mídias. Estreou também no YouTube o clipe de “Expresso 2222”, extraído do mesmo concerto, com suas 22 canções. No canal da Biscoito Fino, ficaram disponíveis a apresentação na íntegra e no YouTube do selo o making of da gravação.
Anúncio pelas redes sociais
Sem entrar em muitos detalhes, o artista usou suas redes sociais na quinta-feira para anunciar os lançamentos. O show no Municipal fez parte das celebrações dos 70 anos do artista. “Um velho infantil é o que eu tenho sido e o que vou ser até ir embora. Tenho a impressão de que o palco continua sendo um destino no sentido geográfico da minha vida”, disse Gilberto Gil, na época deste concerto histórico.
O registro do espetáculo havia sido lançado em CD e DVD (parceria da Biscoito Fino com a Gegê Produções) reunindo Gil e a banda formada por Jaques Morelenbaum (violoncelo), Bem Gil (violão), Nicolá Krassik (violino) e Gustavo Didalva (percussão), partindo do conceito rítmico de máquinas eletrônicas, do encontro entre o moderno e o antigo, entre o pop e o regional, marcas do trabalho de Gilberto Gil. Nesta gravação, o quinteto ainda teve o acompanhamento da Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência de Felipe Prazeres, dentro da série MPB & Jazz da Orquestra, que sempre busca o ecletismo de repertório para despertar um novo público para a música de concerto.
Fazem parte do EP as seis faixas editadas originalmente no formato DVD: “Quatro Coisas”, “Um abraço no João”, “Expresso 2222” (todas de Gilberto Gil), “Saudade da Bahia” (Dorival Caymmi), “Lamento Sertanejo” (Gil/Dominguinhos) e “Up from the skies” (Jimi Hendrix).
Leia também:
- Diva, Áurea Martins chega aos 80 e vai lançar álbum
- O exemplo da Rainha cuja carreira começou aos 61 anos de idade
- Chico César e seus dias na pandemia
*O blog Na Caixa de Cd é parceiro do Negrxs 50+ no compartilhamento de conteúdos.
Imagem destaque: foto de Jorge Bispo