Aberto edital para apoiar projetos contra o Covid 19

Aberto edital para apoiar projetos contra o Covid 19

Share With Your Friends

O Fundo Baobá para Equidade Racial, voltado ao apoio de projetos e ações de promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, lançou um edital para investir em ações direcionadas à ajuda às comunidades no combate ao corona vírus. O limite de recursos é de R$ 2,5 mil por projeto. As solicitações serão avaliadas em até 7 (sete) dias úteis e os recursos serão creditados em até 5 (cinco) dias úteis quando disponíveis. 

Serão selecionadas propostas de prevenção ao corona vírus realizadas em comunidades periféricas e outros territórios vulneráveis, assim como com as populações em situação de rua, as privadas de liberdade, os jovens que cumprem medidas socioeducativas e idosos; residentes em áreas remotas de todas as regiões do país, como comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, ciganos, migrantes, refugiados e outras comunidades tradicionais, nas florestas e ilhas onde haja casos notificados, em fase de análise, ou casos confirmados de contaminação pelo corona vírus. 

Negros mais expostos

Os interessados devem ser organizações sem fins lucrativos ou pessoas físicas negras e precisam detalhar a comunidade a ser beneficiada, a necessidade que motiva o pedido, os resultados esperados, as ações a serem realizadas e uma estimativa de orçamento.  

A pandemia do corona vírus ameaça principalmente os negros.  Dados demográficos comprovam que a maioria das pessoas mais expostas e com maior risco de contaminação no Brasil é negra. Índices de doenças que favorecem uma evolução mais grave da Covid19, como hipertensão e diabetes, são mais elevados entre os negros.

Essa parcela da população tem, inclusive, menor acesso à informação. Juntos, estes fatores colocam os negros entre os que estão em maior risco de contaminação pelo Corona vírus.

Para conferir o edital as organizações devem clicar aqui e preencher o formulário. Já os indivíduos clicam aqui. Em caso de dúvida, consulte aqui as perguntas mais frequentes.

Quem, em vez de buscar apoio, desejar apoiar a Fundação Baobá, pode clicar aqui e saber como doar ou fazer parcerias com a entidade.

negrxs50mais