A Grande Travessia em debate neste sábado
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
“A Grande Travessia: Seu Compromisso com o Brasil e a África-Mundo” é tema de roda de conversas com transmissão online neste sábado, 6 de junho, das 14h às 16h (horário de Brasília). Participarão representantes de instituições públicas, universidades, meios de comunicação, setor empresarial e ativismo negro. O Canal Pensar Africanamente transmitirá o encontro, que debaterá a importância do projeto “A Grande Travessia: o Retorno, o Reencontro, o Reconhecimento, a Reparação“. A pauta abordará os compromissos de diferentes segmentos da sociedade com sua concretização .
A roda de conversa apresentará o projeto, discutirá seu formato político e institucional e refletirá sobre as contribuições que diferentes organizações podem oferecer para sua implementação. O evento é o primeiro de uma série de encontros temáticos que buscarão mobilizar setores estratégicos em torno da iniciativa.
A Grande Travessia
O projeto A Grande Travessia propõe a realização de uma expedição marítima afro-referenciada entre os portos das cidades de Santos, Rio de Janeiro, Salvador (Brasil) e Luanda (Angola). O professor Dagoberto José Fonseca, antropólogo e livre-docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, idealizador e líder da iniciativa, explica que a viagem retoma simbolicamente a rota atlântica que, durante séculos, foi utilizada para o tráfico transatlântico de africanos escravizados.
Ao inverter o percurso historicamente marcado pela violência da escravização, a iniciativa busca promover o retorno, o reencontro, o reconhecimento e a reparação. O objetivo é transformar uma rota associada a um crime contra a humanidade em um espaço de memória. Será uma oportunidade para reflexão, intercâmbio cultural, cooperação econômica e fortalecimento das relações entre Brasil e Angola.
O projeto pretende ampliar os vínculos culturais, educacionais, diplomáticos e comerciais entre os dois países em um contexto marcado pelas celebrações dos 50 anos da independência angolana e pela histórica relação entre as duas nações. Também serão homenageados os ancestrais africanos que contribuíram decisivamente para a formação da sociedade brasileira.
Clique aqui e assista ao chamado para a roda 
Participantes desta edição:
- Dagoberto Fonseca, antropólogo, professor da Unesp, idealizador e CEO d’A Grande Travessia;
- Tytta Ferreira, superintendente do Estado da Bahia e representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) do Governo Federal do Brasil;
- Márcia Lopes Reis, assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unesp (Proec-Unesp);
- João Canda, empresário e fundador da Expo África Brasil;
- Silvany Euclênio, do Canal Pensar Africanamente;
- Washington Andrade, do Africas Play – App Africas;
- Kuabo Mabula, do Canal Botas no Terreno (Reino Unido/Angola/SANKOFA/Realeza Africana);
- Fabiano Maranhão, ativista negro.
Serviço
Roda de Conversa: “A Grande Travessia: Seu Compromisso com o Brasil e a África-Mundo”
Data: sábado, 6 de junho
Horário: das 14h às 16h (horário de Brasília)
Transmissão: Canal Pensar Africanamente
Link da transmissão: https://youtube.com/@pensarafricanamente?si=_UL5p3egYKRCNJYp

