Lives com Teresa Cristina animam noites no isolamento
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
Imperdíveis nessa pandemia têm sido as “lives” da cantora Teresa Cristina no Instagram. Diariamente, a partir das dez da noite, ela canta, conversa, conta histórias e recebe dezenas de outros cantores e músicos, que entram pela madrugada junto com o público, que, muitas vezes, passa das duas mil pessoas online.
TT, como é chamada, se desdobra na leitura dos nomes dos presentes e suas mensagens que se sucedem velozmente na tela. Ela bate papo com os convidados, responde aos amigos e ainda canta. É responsável também pelos convites para que os participantes possam entrar na “live”. O endereço é https://www.instagram.com/teresacristinaoficial/ .
Entre um gole e outro numa cerveja gelada e uma passada de batom, que já são marcas das transmissões, TT e convidados cantam o tema da noite. Pode ser uma homenagem a Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Candeia, à música baiana ou aos 92 anos da Estação Primeira de Mangueira.
Espontaneidade dos “Cristiners”
Normalmente são entre três e quatro horas no ar. Uma das características que encanta os “Cristiners”, como se autodenomina o público, é a espontaneidade. Teresa Cristina está solta. Brinca, ri, chora. Às vezes conta fofocas e se diverte. Utiliza a privilegiada memória e o amplo repertório. Ao mesmo tempo tem o reconhecimento da importância de sua iniciativa de agregar pessoas e oferecer um ponto de suporte psicológico em meio à pandemia do Covid 19 destacada a todo momento. Até um “serviço” paralelo surgiu, o de paqueras, que já foi batizado de “CrisTinder”, no qual a troca de mensagens para além das sugestões musicais é livre.
Em sua live frequentam e cantam com regularidades nomes como Pedro Miranda, Emanuelle Araújo, Alfredo Del Penho, Pedro Paulo, Verônica Bonfim, Flávio Venturini, Elisa Addor, Toninho Geraes, Arlindinho, Áurea Martins, Diogo Nogueira. Além desses nos comentários é possível cruzar com Conceição Evaristo, Flavia Oliveira, Tia Má, entre centenas de outros. Numa dessas noites o músico e produtor Rildo Hora participou deitado e sem tirar a cabeça do travesseiro conversou sobre a música brasileira.
Mas a vida virtual de Teresa Cristina se expande para além das noites. Desde início de abril todos os domingos, às 15 horas, ela transmite as “Jovens Lives de domingo” em companhia da mãe, D.Hilda, de 80 anos. As duas se cantam o repertório da jovem guarda. Para essa live muda a plataforma, que passa a ser o Youtube.