Abertas inscrições para o Prêmio Marielle Franco de ensaios feministas
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Marielle Franco de ensaios feministas 2020, ao qual podem concorrer escritoras cis ou trans maiores de 18 anos de idade, inclusive com coautorias formadas por até duas pessoas. Organizado pela editora Contracorrente, em parceria com o Instituto Marielle Franco, receberá trabalhos até 14 de junho e premiará a vencedora com R$10mil, além da publicação em livro .
Os textos no gênero ensaio, ou seja, opinativos com exposição de ideias, críticas e reflexões a partir de uma fundamentação teórica, devem ser originais, inéditos e precisam abordar pelo menos um dos nove seguintes temas:
- feminismo e violência contra a mulher;
- feminismo e democracia;
- feminismo negro;
- feminismo e classes sociais;
- feminismo e identitarismo;
- feminismo e arte;
- feminismo e lugar de fala;
- teorias críticas do feminismo
- o corpo feminino e a sociedade.
O júri é formado por Sueli Carneiro, Anielle Franco e Márcia Tiburi. Inscrição e edital: https://editoracontracorrente.blog/premio-marielle-franco-de-ensaios-feministas-2020/
Júri
Sueli Carneiro -Filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. É fundadora e atual diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra e considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil.
Marcia Tiburi estudou artes e filosofia. É autora de obras importantes para o pensamento crítico contemporâneo. Foi candidata a governadora do estado do Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2018.
Anielle Franco – Mestra em Jornalismo e inglês pela Universidade de Carolina do Norte nos EUA, graduada em letras pela Uerj. É professora, escritora, palestrante e diretora do Instituto Marielle Franco.