Formação em cinema negro tem inscrições gratuitas até 15 de junho
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
Até segunda-feira, dia 15, estão abertas as inscrições para uma série de cursos batizada como o “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras – Qualificação Audiovisual – Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul”. As aulas gratuitas de roteiro, direção, realização em audiovisual e direção de fotografia, serão online pela plataforma Zoom e acontecerão a partir do dia 22 de junho. As inscrições para pessoas acima de 16 anos devem ser iniciadas pelo site http://afrocariocadecinema.org.br.
O time de professores e palestrantes inclui Ana Maria Gonçalves, Joel Zito Araújo, Conceição Evaristo, Viviane Ferreira, Flávio Rebouças, Érika Cândido, Wanderley Gomes, Ana Paula Alves Ribeiro, Biza Vianna, Cristina Amaral , David Aynan, Glenda Nicácio, Janaina Oliveira, Januário Garcia, Jerferson De, Julio Tavares, Mariana Jaspe, Natara Ney, Roberto Borges, Sabrina Fidalgo, Safira Moreira, Irla Franco, Irmãos Carvalho e Juliana Barauna.
A qualificação é destinada a pessoas que já tenham experiência e precisam se atualizar e/ou se especializar em cinema negro. Na estreia no formato online, em função do isolamento social, está aberta a candidatos de todo o Brasil.
Pessoas pretas têm prioridade na seleção
As formações se propõem a oferecer teoria e prática, com o objetivo de aperfeiçoamento profissional nas inúmeras vertentes da linguagem do cinema negro. O conteúdo será dividido entre aulas sequenciais de teoria e prática, aulas magnas e master classes.
Cada módulo oferecerá até 60 vagas e os candidatos podem se inscrever em mais de um curso. A seleção dará prioridade a pessoas pretas; moradores de periferia; mulheres; pessoas trans; jovens e as de baixa renda.
A aula inaugural será uma live aberta na página do Facebook do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul na quarta-feira, dia 22, das 18h às 22h. As demais ocorrerão a partir do dia 23, online, com link fechado, via plataforma Zoom. Serão oferecidos certificados àqueles que tiverem, no mínimo, 75% de participação no curso e nas master classes do curso escolhido.
Os cursos e seus conteúdos
Roteiro – As aulas serão de teoria e prática de escrita criativa e roteirização. A turma terá a responsabilidade em criar uma ficção que possa ser realizada em ambientes restritos como casa e quintal e é importante estar disposto a realizar trabalho em grupo. Caso seja produzido mais de um roteiro no final, a coordenação do curso, junto com as professoras, avaliarão qual roteiro será possível realizar.
Direção – A turma terá a oportunidade de absorver conhecimentos e dicas de diretores e diretoras experientes no mercado audiovisual, para aprimorar o olhar da direção cinematográfica com focos em linguagens, fotografia, direção de atores e arte.
Direção de Fotografia – O objetivo deste curso é trazer outras possibilidades do olhar fotográfico, não pretende ensinar ninguém a filmar. Apresentará referências, dicas e exercícios para o aperfeiçoamento profissional.
Realização – A turma terá aulas com teorias e a prática será produzir e realizar o roteiro criado no curso de roteiro. Neste curso o aluno pensará as possibilidades de criação de arte/cenografia, figurinos, produção, filmagem, edição, finalização de áudio e vídeo. Caso não tenha alunos das turmas dos cursos de direção e direção de fotografia cursando esta turma, serão convidados alguns alunos para auxiliar nesta etapa da realização.
Contatos e inscrições
A organização é uma parceria do Centro Afrocarioca de Cinema, com o Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul e a Odun Produções com apoio do CTAV, que visa revisitar o legado do cineasta Bulbul e a história do cinema negro.
Contatos com a organização: formacoescentroafrocarioca@gmail.com
Roteiro – https://forms.gle/Mt3AREfqVn6E5szN9
Direção – https://forms.gle/EykbVcZFeaZa21Q1A
Direção de Fotografia – https://forms.gle/9RdznrHW2C6tFeH46
Realização – https://forms.gle/JvmJWRHeC1Jjhi3c7
Fotos: Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves – @Fotopublica – Walter Craveiro/Flip – Joel Zito Araújo – reprodução/Youtube/Itaú Cultural
Leia também:
- O exemplo da Rainha cuja carreira começou aos 61 anos de idade
- Lives comemoram 190 anos de Luiz Gama a partir de quinta
- A ancestralidade das tias do samba