Projeto faz identidades visuais gratuitas para empreendedores negros
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Empreendedores negros podem ter gratuitamente uma identidade visual exclusiva para seus negócios. Para tanto, basta contatarem o projeto @designersdepreto na plataforma Instagram e atenderem a três requisitos. Têm que ser negrxs; ter CNPJ; e não ter condições de arcar com o custo de criação de uma identidade visual.
O projeto foi criado pelo designer baiano Henrique Praxedes. O objetivo é fazer uma ponte entre os empreendedores e profissionais de design dispostos a colaborarem para que aqueles tenham maiores possibilidades de concorrência no mercado.
Em uma publicação, o “Guia para o empreendedor preto”, Henrique explica que o objetivo “é incentivar uma ruptura do padrão branco e excludente representado nas campanhas e peças publicitárias no Brasil”. Dessa forma, “viabilizar, de forma gratuita, a criação de identidade visual para empreendedores pretos, que não têm condições de arcar com esse custo.”
Oportunidade para empreendedores de todo o país
A oportunidade está aberta a empreendedores de todo o país e, além do contato pelo Instagram, é possível se inscrever por meio de um formulário encontrado no site do projeto. Lá também pode ser baixado o guia e os designers podem se cadastrar.
Henrique explica que, além de viabilizar o serviço, espera sensibilizar os não-pretos sobre a importância da diversidade racial e da representação multiétnica em posições de poder. “O ponto de partida escolhido para exercitar esse pensamento foi o empreendedorismo, com o apoio na criação e no conceito de comunicação de negócios”.
No guia é lembrado que cerca de 55% da população brasileira se declaram preta ou parda (IBGE), mas as figuras brancas ocupam, em média, 78% dos espaços nas peças publicitárias criadas e veiculadas no país, de acordo com um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Projetos reais ajudam designers a formarem portfólios
“Mais que uma simples resposta, nós buscamos mudar esse cenário imposto pelo racismo estrutural, que perpetua o estado das coisas e torna invisível a urgência do debate por igualdade social e racial”, diz Henrique.
Por meio do design, o objetivo é tentar, por mínimo que seja, equilibrar essa realidade histórica. Aos designers, diz que é uma oportunidade – especialmente para os iniciantes que precisam formar um portfólio. “Acho que trabalhar com um projeto real e ajudar uma pessoa a mudar de vida pode ser muito mais interessante. Então essa iniciativa, como falei, ainda é beta, e conto com ajuda de vocês para cada vez mais melhorar.”