Incêndio destruiu Casa do Nando, vaquinha vai recuperar negócio
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
Um incêndio destruiu a Casa do Nando na manhã desta terça-feira, dia 11, por volta das 6 horas. O restaurante no Largo de São Francisco da Prainha, ainda estava fechado e havia uma pessoa no local, mas que não se feriu e conseguiu chamar o Corpo de Bombeiros. O dono e chef da casa, Fernando Luiz, agiu rápido e já botou no ar uma vaquinha para recuperar o negócio.
Localizada na região da Pequena África e ao lado da Pedra do Sal, a Casa do Nando é considerada uma espécie de quilombo. Durante a pandemia estava se mantendo com a adoção de sistema de entrega das refeições.
Ação cultural, política e social no Quilombo Afro carioca
A Casa de Nando realiza trabalhos sociais e abriga atividades culturais como exposições, oficinas, cinema, palestras, discussões políticas e gastronomia quilombola. Lá é base de trabalho para dezenas de artistas negros de todo o Rio de Janeiro.
Ontem, como em todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, fez a distribuição de quentinhas para pessoas em situação de rua. A ação é uma contrapartida por ter alcançado a meta de doações recebidas na Campanha Quilombo Cultural Afro carioca, que realizou em parceria com o @institutoblackbom, para equipar o restaurante.
Vaquinha virtual para manter o negócio
A vaquinha virtual lançada nessa manhã tem como objetivo remontar uma cozinha para dar continuidade ao trabalho depois que o incêndio destruiu a Casa do Nando e iniciar um novo espaço. O prédio de dois andares incendiado é tombado pelo Patrimônio Histórico e precisará ser recuperado.
Em maio o Negrxs 50 mais publicou matéria onde destacava que o próprio Nando, além de cozinhar, fazia entregas de bicicleta nas redondezas. Quando era mais distante entrava em cena um mototáxi.
Foto: Facebook da Casa do Nando
Leia também:
Foto em destaque:@elialvescruz