Manifestações nas ruas de todo o Brasil pedem impeachment
Redação -redacao@negrxs50mais.com.br
“Vacina no braço e comida no prato” foi um dos slogans das manifestações nas ruas de todo o Brasil, na Europa e América do Norte, neste sábado, dia 19. Os atos defenderam o fim do governo Bolsonaro, que foi classificado como genocida pelas suas lideranças. A solução apontada, no dia em que o país chegou a 500 mil mortos, é o impeachment do presidente e do vice, Mourão. Entre as reivindicações estavam a aceleração da vacinação contra a Covid-19 e o aumento do valor do auxílio emergencial. Além destas bandeiras, várias outras foram reunidas. Tais como a defesa da educação, da saúde pública, pelos direitos das populações negra e indígena, das mulheres e LBGTQI+, contra a destruição da política ambiental e as privatizações.
No Rio de Janeiro o ato começou às 10 horas no monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade. De lá os manifestantes caminharam pela avenida Presidente Vargas até a Igreja da Candelária. O uso de máscaras, a utilização de álcool gel e a manutenção de distanciamento foi uma marca da manifestação. Inúmeros movimentos sociais, incluindo estudantis, sindicais e de partidos políticos realizaram o evento.
Manifestações nas ruas também no exterior
Na Europa, segundo a Deustche Welle, até o fim da tarde haviam sido registradas manifestações nas ruas em Amsterdã (Holanda), Berlim (Alemanha), Dublin (Irlanda), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Madri (Espanha), Viena (Áustria) e Zurique (Suíça). O veículo informou que estavam previstas manifestações em mais de 20 cidades. Ocorreram atos também nos EUA e no Canadá.
No dia em que o país deve chegou à marca dos 500 mil mortos pela Covid 19, a indignação da população foi expressa em cartazes. Entre as frases estavam: “Fora Bolsonaro”, “Fora genocida”, “Governo da fome e do desemprego”, “Vacina já”, “Vacina no braço e comida no prato”. Veja mais na abaixo galeria de imagens.
Imagens: Ivan Accioly