Raízes do samba são tema de curta com Velha Guarda da Portela

Raízes do samba são tema de curta com Velha Guarda da Portela

Share With Your Friends

Por Na Caixa de CD * – redacao@negrxs50mais.com.br

Só vou dizer uma coisa: olha que coisa mais linda! A Rede Carioca de Rodas de Samba e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) estão lançando o curta-metragem de animação “O Senhor do Trem”. É um belo projeto que trabalha os conceitos de ancestralidade e valorização da cultura negra através de uma de suas mais ricas manifestações de cultura e resistência, que é o samba. Mostra às novas gerações que ele é o berço de vários outros ritmos musicais, como as versões brasileiras de funk, hip-hop e o passinho, entre outros. A Velha Guarda da Portela é apresentada como guardiã dessa rica memória e mostra porque deve ser resgatada e preservada.

Paulo da Portela

Com direção de Aída Queiroz (que também assina o roteiro) e Cesar Coelho, a animação é sobre uma adolescente, criada pela avó, que lhe contava muitas histórias, ainda da cultura africana e, quando a avó morre, ela sai em busca da continuidade dessas histórias. Quem conduz a adolescente até o desfecho do filme é o espírito de Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, fundador da azul e branco de Oswaldo Cruz, e um dos responsáveis pela popularização do samba carioca no mundo. Ele é quem apresenta os integrantes da Velha Guarda da tradicional escola de samba à jovem.

Para esse momento do filme foi gravada, em estúdio, uma música inédita da Velha Guarda da Portela, criada por Evandro Lima e Serginho Procópio, com a participação de todos os integrantes do grupo, incluindo um solo vocal do decano Monarco e as vozes da Tia Surica e as outras pastoras. A atriz Maria Salvadora faz a voz da Vó Badu, que narra grande parte do filme e Rodrigo França faz a voz de Paulo da Portela.

trem do samba- velha guarda da portela- marquinhos de oswaldo cruz
Marquinhos de Oswaldo Cruz

Aída conta que o roteiro foi inspirado em texto de Marquinhos de Oswaldo Cruz, criado para fundamentar cultural e historicamente o filme cuja sessão de lançamento acontece neste domingo (21), às 19h20, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com show da Velha Guarda da Portela no encerramento. O filme percorrerá festivais de animação e, então, será lançado nas redes em canais de streaming. Veja um teaser aqui:

http://nacaixadecd.com.br/wp/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Video-2021-11-17-at-17.37.23.mp4

O projeto foi viabilizado pelo Programa Matchfunding + Patrimônio Cultural do BNDES, que consiste em aportar verba em projetos de cunho social/cultural que tenham obtido pelo menos 1/3 da verba total através de financiamento coletivo.

*O blog Na Caixa de Cd é parceiro do Negrxs 50+ no compartilhamento de conteúdos.

Leia também:

negrxs50mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.