Estátua no Centro do Rio homenageará Marielle Franco
No dia em que completaria 43 anos, na próxima quarta-feira, 27, a inauguração de uma estátua no Centro do Rio homenageará Marielle Franco. A peça de 1,75 metros tem o tamanho real da ex-vereadora assassinada em março de 2018. Ficará instalada na Praça Mário Lago, o conhecido Buraco do Lume, no Rio de Janeiro. A comemoração é liderada pelo Instituto Marielle Franco e acontecerá a partir das 17horas.
A inauguração acontecerá dois dias depois do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e faz parte da iniciativa de defender a memória de Marielle. A estátua foi criada pelo escultor Edgard Duvivier, autor de estátuas como as de Lima Barreto, dos Irmãos Rebouças, de Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Zagallo e Pelé, entre outras. Mais de 600 pessoas doaram recursos para construção da estátua.
Programação
A Praça Mário Lago foi escolhida por ser o ponto de encontro tradicional dos políticos do PSOL. Em todas as sextas-feiras eles prestam contas de seus mandatos à população. Marielle estava presente como vereadora e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Rio.
A programação do dia inclui uma missa, às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora do Parto. Às 17 horas uma aula pública com intelectuais negras. O título será “A memória é a semente para novos futuros: legado, justiça e reparação” e, às 19h, o slam Justiça por Marielle.
Quem mandou matar Marielle e Anderson?
Marielle foi assassinada junto com seu motorista, Anderson Gomes, por volta das 21 horas do dia 14 de março de 2018. Ela levou, pelo menos, quatro tiros na cabeça e ele três nas costas. Os assassinos, Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, foram presos em 12 de março de 2019. As investigações já envolveram uma ampla rede de criminosos e levaram a mais de 65 prisões. Mas uma pergunta permanece no ar: “Quem e por quê mandou matar Marielle ?”.
Imagens: Instituto Marielle Franco