Estátua no Centro do Rio homenageará Marielle Franco

Estátua no Centro do Rio homenageará Marielle Franco

Share With Your Friends

No dia em que completaria 43 anos, na próxima quarta-feira, 27, a inauguração de uma estátua no Centro do Rio homenageará Marielle Franco. A peça de 1,75 metros tem o tamanho real da ex-vereadora assassinada em março de 2018. Ficará instalada na Praça Mário Lago, o conhecido Buraco do Lume, no Rio de Janeiro. A comemoração é liderada pelo Instituto Marielle Franco e acontecerá a partir das 17horas.

A inauguração acontecerá dois dias depois do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e faz parte da iniciativa de defender a memória de Marielle. A estátua foi criada pelo escultor Edgard Duvivier, autor de estátuas como as de Lima Barreto, dos Irmãos Rebouças, de Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Zagallo e Pelé, entre outras.  Mais de 600 pessoas doaram recursos para construção da estátua.

Programação

Marielle Franco - Rio homenageará- Programação

A Praça Mário Lago foi escolhida por ser o ponto de encontro tradicional dos políticos do PSOL. Em todas as sextas-feiras eles prestam contas de seus mandatos à população. Marielle estava presente como vereadora  e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Rio.

A programação do dia inclui uma missa, às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora do Parto. Às 17 horas uma aula pública com intelectuais negras. O título será “A memória é a semente para novos futuros: legado, justiça e reparação” e, às 19h, o slam Justiça por Marielle.

Quem mandou matar Marielle e Anderson?

Marielle foi assassinada junto com seu motorista, Anderson Gomes, por volta das 21 horas do dia 14 de março de 2018. Ela levou, pelo menos, quatro tiros na cabeça e ele três nas costas. Os assassinos, Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, foram presos em 12 de março de 2019. As investigações já envolveram uma ampla rede de criminosos e levaram a mais de 65 prisões. Mas uma pergunta permanece no ar: “Quem e por quê mandou matar Marielle ?”.

Imagens: Instituto Marielle Franco

Leia também:

negrxs50mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.