Feira das Yabás agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio

Feira das Yabás agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio

Share With Your Friends

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br

A Feira das Yabás agora é um Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade do Rio de Janeiro. O evento mensal realizado na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, reúne barracas de comidas e samba. Idealizador do encontro, o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, ressalta sua importância cultural e econômica para a região. Segundo ele, a feira beneficia diretamente 350 pessoas, entre empreendedores, músicos e ajudantes, além de incrementar o movimento dos bares do entorno.

Feira das Yabás - Patrimônio Cultural e Imaterial - Noca da Portela - Diogão Pereira - Marquihos de Oswaldo Cruz
Noca da Portela, Diogão Pereira e Marquinhos de Oswaldo Cruz na última edição de 2022

Os cerca de 12 mil frequentadores que mensalmente vão ao evento encontram o melhor da gastronomia afro-brasileira. As “Tias” de Oswaldo Cruz e Madureira preparam pratos como mocotó, vaca atolada, cozido, carne seca com abóbora e pastéis variados. Tia Surica, por exemplo, é responsável pelo mocotó, enquanto a família da Tia Vicentina garante a feijoada e Dona Sueli fica com a vaca atolada. O cozido é preparado por Vera Caju e o jiló pela Jane, viúva de Luiz Carlos da Vila.

O decreto que reconheceu a feira como patrimônio foi publicado no Diário Oficial do município do Rio na terça-feira, dia 20 de dezembro.

Fotos de @henriqueesteves1

Leia também:

negrxs50mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *