Adeus, Ykenga, cartunista Mestre do Quadrinho Nacional

Adeus, Ykenga, cartunista Mestre do Quadrinho Nacional

Share With Your Friends

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br

O Mestre do Quadrinho Nacional, Ykenga, Bonifácio Rodrigues de Mattos, morreu na manhã deste dia 1 de abril de 2024, vítima de um infarto. Cartunista oficial do Negrxs50mais, ele começou sua premiada carreira em 1970.  O velório de Ykenga será na quarta-feira, dia 3, a partir das 7horas, no Cemitério Parque da Paz, no bairro de Pacheco, em São Gonçalo. O enterro está previsto para às 15horas.

O cartunista Ykenga Matos, recebeu o prêmio de “Mestre do Quadrinho Nacional” na 36ª edição do “Troféu Ângelo Agostini”, oferecido pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP),  em 2021. Na época, em entrevista ao Negrxs50mais, o cartunista disse que a premiação o pegou de surpresa: “Fui premiado pelo conjunto da minha obra. Foi uma imensa surpresa, pois não estou habituado a premiação. Sou um chargista militante e meu maior prêmio é quando uma charge minha é utilizada numa passeata ou afins”, afirmou o artista.

Vida dedicada ao trabalho na área de quadrinhos

O Troféu Ângelo Agostini foi criado para homenagear os profissionais que dedicaram suas vidas ao trabalho na área de quadrinhos.  Ao longo dos anos ampliou passou a premiar os melhores trabalhos e profissionais do ano anterior.

Nascido no Rio de Janeiro em 1952, Ykenga era desenhista técnico por formação e sociólogo. Estudou no Colégio Santo Inácio e iniciou a carreira em 1970, em O Pasquim. Ferino em suas análises da realidade brasileira (especialmente aquela em que vivem ele e outros negros), teve seu trabalho publicado em periódicos no Brasil e no exterior. Trabalhou no O Dia, O Povo, Última Hora, O Fluminense, Jornal dos Sports, Jornal do Commercio, Extra, O Peru Molhado, Tribuna da Bahia, O Povo – de Fortaleza-, Libèracion da Suécia, La Juventud do Uruguai, Starchel da Bulgária, dentre outros.

Ilustrou o livro Vermelho 17, com textos de Martinho da Vila, Novos Talentos, da ABL, o Catálogo do salão Internacional de Caricatura de Montreal (Canadá) e em 2012 publicou o livro Humor a la Carte, um trabalho autoral.

Expôs no Yomiury Shimbum-Japão, Angulenie-França, salão Internacional de Caricatura do Canadá, fez uma individual no Museu da Imagem e do Som-RJ, na Casa do Humor e na Sátira de Gabrow-Bulgária.

Conheça no vídeo um pouco mais sobre a vida de Ykenga

Leia também:

negrxs50mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *