Domingo, dia 15, tem “Saúde sem Idade” em Copacabana

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
No Dia Internacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, no domingo, dia 15 de junho, das 9 às 13 horas, o bairro de Copacabana recebe a segunda edição do “Saúde sem Idade”. Haverá rodas de conversa com especialistas, serviços de saúde e bem-estar, ‘oficina da dor’, práticas integrativas, atividades físicas, acolhimento psicológico e orientação jurídica. Também estão previstos sorteios e distribuição de brindes. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo Sympla – https://tinyurl.com/saudesemidade. O evento acontecerá no quiosque Mar de Copa, em frente à Rua Figueiredo Magalhães.
Parte do projeto ‘Saúde Sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’, o evento lançará a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece. O objetivo é combater o etarismo e outras formas de violência. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em 2024 a cada 24 horas pelo menos oito idosos sofreram algum tipo de violência. As pessoas com mais de 65 anos de idade representam 13,1% da população no Rio de Janeiro, estado que tem o segundo maior índice de envelhecimento do país (IBGE 2022).
Junho Violeta é mês de prevenção à violência contra idosos
Em apoio ao ‘Junho Violeta’, mês de prevenção à violência aos idosos, o projeto divulgará o Disque 100 e outros canais para denúncias no Rio de Janeiro. Uma ação que pode minimizar o problema foi a criação no estado da primeira Vara Especializada em Pessoas Idosas do país neste ano.

Um dos destaques do evento será a ‘Oficina da Dor’, conduzida pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, colunista do Vida e Ação. Saúde sem Idade. Participarão professores e alunos de enfermagem, fisioterapia, psicologia e direito da Universidade Estácio de Sá – Campus Copacabana.
A jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal Vida e Ação, que criou e organiza o evento, em parceria com o site Comida na Mesa, explica que a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece visa promover a empatia, a solidariedade e a gentileza com as pessoas que ultrapassam as barreiras dos 50, 60, 70, 80 ou 90+. “Vamos promover um abraço simbólico em defesa do envelhecimento digno e saudável e pela proteção dos direitos da pessoa idosa. Os idosos de hoje são as crianças, jovens e adultos de ontem. E todos merecemos respeito”, diz.
Campanha #ORespeitoNãoEnvelhece tem ações online e busca adesões

Para aderir à campanha é importante que as pessoas usem a hashtag #ORespeitoNãoEnvelhece e compartilhem uma imagem ou vídeo explicando por que é importante combater o etarismo. “Queremos lançar luz sobre uma questão que impacta a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas em processo de envelhecimento não só no Rio, mas no Brasil.”, explica Rosayne. A prevenção da violência contra os idosos é fundamental. Precisamos falar mais sobre isso”, completa Mônica Ulisses, editora do Comida na Mesa.
A campanha conta com ações on-line e offline até o fim do ano, durante as edições do Saúde sem Idade e nas redes sociais do projeto. Seja no próprio Instagram (@saudesemidaderj) ou nos dos seus realizadores @vidaeacao e @comida_na_mesa.
De acordo com o IBGE, 18% da população do bairro de Copacabana tem mais de 70 anos. O evento é aberto a pessoas de todas as idades que moram em qualquer lugar do Estado do Rio
Programação do “Saúde sem Idade”
‘II Saúde sem Idade – O Respeito Não Envelhece’
Rodas de conversa, vivências e experiências com especialistas em saúde
- ‘Pessoa idosa com direitos” – Fátima Henriette – advogada, coordenadora da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi-OAB/RJ) e Valmery Jardim Guimarães, defensor público do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi)
- ‘Cuidando de quem cuida do envelhecer’ – Lilian Behring – deputada estadual, enfermeira, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ)
- ‘O cuidado especializado na terceira idade’ – Ricardo Furtado Vieira, CEO da RioLife, franqueado da Acuidar
- ‘Adesão, automedicação e polifarmácia: desafios na maturidade’ – Bryan Hossy, farmacêutico, diretor do Laboratório da Pele
- ‘O que comer para viver mais e com saúde’ – Giovana Cerazetti Barbieri, nutricionista, membro da SBGG-Rio
- ‘‘Viver sem dor – o segredo está em não parar’ – Jonas Obadia, professor de Fisioterapia da Estácio, colunista do Vida e Ação
- ‘Solidão ou solitude: como tirar isso de letra’ – Andrea Ladislau, doutora em Psicanálise, colunista do Vida e Ação
- Apresentação e moderação – Rosayne Macedo (Vida e Ação) e Mônica Ulisses (Comida na Mesa)
- Roteiro e direção – Ana Carolina Almeida (Vida e Ação)
- Participação especial – representantes do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Serviços de saúde e bem-estar (parceria: Estácio Copacabana)
- Aferição de pressão arterial e teste de glicemia – com professores e alunos de Enfermagem
- ‘Oficina da Dor’ – Acupuntura, Quiropraxia, Osteopatia e Miofascial, entre outras técnicas – com professores e alunos de Fisioterapia
- Acolhimento e ‘escuta ativa’ – com professores e estudantes de Psicologia
Práticas de autocuidado e terapias integrativas – ‘Equilíbrio emocional para envelhecer melhor’
- Hipnose coletiva com Miriam Pontes de Farias, psicóloga e hipnóloga, colunista do Vida e Ação
- Ginástica cerebral com Marina Paradanta, neuropsicopedagoga, diretora da Ação 60+ e membro da SBGG-Rio
- Meditação com Augusto Zimbres, instrutor da Brahma Kumaris
- Yoga restaurativa com Luciana Almada, terapeuta voluntária do ZENCâncer
- Reflexologia podal com Nalva Farias, terapeuta integrativa (prática individual)
E mais:
- Alongamento e dança com Thiago Dimas, professor da Exata Fit Botafogo
- Orientação jurídica e esclarecimentos sobre o ‘Estatuto dos Direitos da Pessoa Idosa’ com professores e alunos de Direito da Estácio Copacabana
- Distribuição e sorteio de brindes
O evento tem os apoios da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi-OAB/RJ), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi) da Defensoria Pública do Estado; dá Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).
Serviço do “Saúde sem Idade”:
- II Saúde sem Idade – O Respeito Não Envelhece’
- Dia: 15 de junho, domingo, das 9 às 13 horas
- Local: Mar de Copa (Avenida Atlântica s/nº – quiosques 21 e 22 – em frente à Rua Figueiredo Magalhães)
- Entrada: gratuita mediante inscrição pelo Sympla (vagas limitadas)
- O consumo no quiosque é por comanda individual e não é obrigatório aos participantes
- Mais informações: Instagram: @saudesemidaderj ou saudesemidaderj@gmail.com