Maiores de 55 vacinam contra gripe a partir desta segunda, 18
Redação Negrxs 50+ com Agência Brasil e PMRJ – redacao@negrxs50mais.com.br
Começa nesta segunda-feira, 18 de maio, e vai até 5 de junho, a última etapa da campanha de vacinação contra a gripe. O público alvo desta vez são as pessoas com idades entre 55 e 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas. A meta é imunizar 36,1 milhões de pessoas do grupo prioritário. A recomendação do Ministério da Saúde é de que, mesmo com a pandemia da Covid 19, a população procure os postos de saúde.
As metas de imunização da campanha estão longe de serem alcançadas. De acordo com o balanço mais atualizado do Ministério da Saúde, 60,5% do grupo prioritário havia sido vacinado contra a influenza nas duas primeiras fases da campanha, o que corresponde a um total de 39,6 milhões de doses da vacina aplicadas.
Segundo os especialistas do MS, o dado é preocupante, pois os sintomas da gripe podem ser confundidos com os da Covid-19 e levar a diagnósticos equivocados que podem ajudar a sobrecarregar a debilitada rede hospitalar.
Quem não se vacinou nas etapas anteriores pode procurar os postos de saúde para imunização a qualquer momento.
Fases anteriores
Na primeira etapa, dirigida a pessoas com 60 anos de idade ou mais e a trabalhadores da saúde, mais de 18,9 milhões de idosos foram vacinados, o que corresponde a 90,66% deste público.
A segunda fase teve como público-alvo povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Nesta etapa, de 16 de abril a 8 de maio, apenas 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo foram vacinados. O número foi 10 milhões inferior ao total de pessoas do grupo pretendido. Em levantamento divulgado no início da semana, o ministério informou ter distribuído 63,2 milhões de doses da vacina.
No Rio
Enquanto a primeira fase de vacinação contra a gripe, dirigida a idosos e profissionais de saúde, bateu recordes de adesão logo nos primeiros dias, a cobertura vacinal dos públicos da segunda fase ficou abaixo do esperado, segundo a Secretaria Municipal de Saude da cidade do Rio de Janeiro.
Da meta de 404 mil pessoas a serem imunizadas, 184 mil compareceram aos postos, perfazendo pouco mais de 45% de cobertura. Na primeira fase, a cobertura foi de 99,2%. Por isso a SMS criou ações especiais dirigidas a algumas categorias, como caminhoneiros, profissionais de salvamento e segurança e doentes crônicos.
A meta é imunizar 1 milhão de pessoas nestes grupos prioritários na terceira etapa. Até o momento, 1.340.216 de pessoas já foram vacinadas.
A campanha começou no dia 23 de março e vai até 6 de junho.
Leia mais
60+ começam a vacinar contra gripe nesta segunda, 23
Foto de abertura: Mariana Ramos – PMRJ