Negrxs e indígenas têm curso gratuito de roteiro da Flup com Globo

Negrxs e indígenas têm curso gratuito de roteiro da Flup com Globo

Share With Your Friends

redacao@negrxs50mais.com.br

Estão abertas as inscrições para formação gratuita de roteiristas autodeclarados negrxs ou indígenas oferecida pelo Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual, numa parceria da Feira Literária da Periferia (FlupRJ) com a Globo. São 40 vagas, metade para pessoas negrxs e a outra para indígenas. Serão encontros virtuais semanais com alguns dos mais importantes roteiristas da emissora de TV, a partir de 18 de agosto. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.

Podem concorrer negrxs e indígenas que escrevam em português; tenham mais de 18 anos, disponibilidade para participar de todos os encontros on-line e possuam acesso a dispositivo com acesso à internet. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 10 de agosto. Caso considerem necessário, a Flup e a Globo farão entrevistas com as/os candidatas e candidatos

Será um espaço de trocas, aprendizados e novos repertórios literários e cinematográficos. São 20 vagas com o objetivo de incentivar a produção de narrativas criativas de roteiristas negrxs e indígenas, para suprir uma lacuna da produção audiovisual brasileira. Como destacado na apresentação do material de divulgação: “Somente as pessoas negras e indígenas podem reinventar seu lugar em nossa dramaturgia.”

Encontros inspiracionais e de orientação

Haverá dois tipos de encontros – os inspiracionais, com palestras sobre os aspectos de construção de um roteiro; e os de orientação, com um grupo de mentores que acompanhará a evolução do projeto de cada um dos participantes.

Ao longo do processo, cada pessoa selecionada terá que desenvolver um argumento audiovisual, que poderá servir de base para um futuro roteiro de cinema ou série. Todos os argumentos serão avaliados primeiramente pela Globo, que terá a preferência na compra de argumentos desenvolvidos pelos selecionados e poderá manifestar interesse em adquirir os direitos para desenvolvimento de obra audiovisual.

As três primeiras edições do projeto, ainda como Laboratório de Narrativas Negras para Audiovisual, tiveram mais de 1000 inscrições, 100 participantes, 89 argumentos entregues, 18 roteiristas contratados pela Globo e um especial veiculado no Natal de 2019. Pelo menos cinco argumentos concebidos estão em processo de adaptação para filmes ou séries em produções envolvendo outros parceiros.

Leia também:

negrxs50mais