Feira Afrocultural acontece neste domingo,9, nas ruas da Lapa

Feira Afrocultural acontece neste domingo,9, nas ruas da Lapa

Share With Your Friends

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br

Acontece neste domingo, dia 9 de janeiro, a 1ª edição da Feira Afrocultural do IPCN. O evento reunirá empreendedores afro-brasileiros na área de lazer formada entre a Avenida Mem de Sá, 208 e a Rua Ubaldino do Amaral, na Lapa, no Centro do Rio, das 10 às 18horas. O público terá à disposição produtos de gastronomia, artesanato, artes plásticas, vestuário, literatura, além de atrações como contação de histórias e grupos musicais com chorinho e roda de samba. A organização é do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e a entrada é gratuita.

1 feira afrocultural - cultura- empreendedorismo- IPCN

O presidente do IPCN, Márcio Madeira, diz que será uma atividade para a família toda passar o dia: “A programação cultural e o mix de negócios em exposição foram pensados para ser uma opção de lazer integral. Temos desde as atividades infantis ao melhor da gastronomia afro-brasileira, com muita gente bonita, fazendo o seu melhor trabalho para unir os povos em um corredor cultural das raízes brasileiras.” No total serão 40 expositores.

Uma das atividades infantis é a contação de histórias, com a escritora Pituka Nirobe, autora dos livros “Kabula e Ketula”; “Ed Nandyala” e “Pedras Pedrinhas e Pedregulhos”, às 10 horas, na abertura da Feira. Às 14h, Ianna Fletcher lançará o livro “Lindas Nuances”, aceito para o Festival Cultural Viena na Áustria e com presença no Weltmuseum Wien. Às 15h, Giselle Santos lançará o seu “Pare! Você não é uma fraude”. As três autoras farão sessões de autógrafos. Ao longo do dia as atrações se revezam no palco (programação abaixo), uma delas será o grupo de chorinho “100% Suburbano”.

Empréstimos sem juros para afro empreendedores

1 feira afrocultural - cultura- empreendedorismo- quilombo quilomba de Magé
Acarajé  do Quilombo Quilombá de Magé

Para os empreendedores, a atração é a roda de conversa sobre “Pitch de Investimentos”, com Daise Rosas, representando a Aya Business e Rafael Ponzi, do Clube Empreendedor. Eles apresentarão o Projeto Acredita, que oferecerá aos afro empreendedores a oportunidade de acessar empréstimo sem cobrança de juros, mesmo se estiver negativado e com prazo de até 24 meses para pagamento.

Entre outras atrações gastronômicas estará o acarajé  do Quilombo Quilombá de Magé. Para decoração, produtos artesanais como acessórios feitos com cápsulas de café recicladas e artes plásticas de madeiras recicláveis. Na moda, tecidos africanos originários e na linha de cuidados pessoais, sabonetes com cunho afro religioso.

Programação:

10h – Atividade Infantil – Contação de Histórias com a escritora Pituka Nirobe – no Palco

11h – Apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Paulão Kikongo

12h – Pituka Nirobe autografa seus livros 

12h30min – Divulgação dos Afro empreendedores da Feira Afrocultural

13h –  Grupo de chorinho 100% Suburbano

14h – Ianna Fletcher autografa  Lindas Nuances

15h – Apresentação  literária  com Giselle Santos

15h30min – Grupo de chorinho 100% Suburbano

15h30min – Giselle Santos autografa seu livro “Pare! Você não é uma fraude”

16h – Apresentação do Clube Empreendedor e o Projeto Acredita

18h – Encerramento da Feira

Leia também:

negrxs50mais

Um comentário em “Feira Afrocultural acontece neste domingo,9, nas ruas da Lapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *