Lives debatem vidas negras num mundo com pandemia

Lives debatem vidas negras num mundo com pandemia

Share With Your Friends

redacao@negrxs50mais.com.br

As lives dominam as relações coletivas no mundo do isolamento social provocado pela pandemia Covid-19. Nesta publicação o Negrxs50+ abre espaço para um conjunto que debate vidas negras num mundo com pandemia em atividades como tecnologia, cinema, educação, mercado, política e racismo, entre outros temas. Vale conferir!

Quartas Antirracistas debate vidas negras e faveladas

“Vidas Negras e Faveladas Importam” é o tema da primeira edição do projeto “Quartas Antirracistas”, a partir de hoje, dia 01 de julho, às 19horas. Estarão em pauta o acesso à Justiça, à segurança pública, o genocídio da juventude negra, a auto organização nas favelas, manifestações e muito mais. A transmissão ocorrerá no youtu.be/9RN1xE7e1vM.

Participam a defensora pública e coordenadora do Núcleo contra a Desigualdade Racial, Lívia Casseres; Yane Mendes, cineasta periférica da favela do Totó – PE, que integra a Rede Tumulto, ANJF, Mape e o Movimento pela vida de nossas mães; e Jota Marques, conselheiro tutelar, educador popular e morador da Cidade de Deus – RJ. A mediação será da colunista do Negrxs50+, a historiadora e integrante do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (Fopir), Angélica Ferrarez.

Protagonismo negro no cinema

Ainda hoje, às 18h30min, outra live debate o “Protagonismo negro no cinema”, a partir dos filmes “Alma no olho”, “Kbela” e “Café com Canela”. As debatedoras serão a professora Dani Balbi e Yasmin Thayna.

Dani Balbi é doutora em literatura comparada pelo programa de ciência da literatura da UFRJ, pesquisa literatura, dramaturgia, cinema e representação diegética em geral, com especial interesse para a forma de mimetização das categorias trabalho, história e memória social. Dá aulas de comunicação e realidade brasileira na Escola de Comunicação Social da UFRJ (ECO-UFRJ).

Yasmin Thayna é cineasta, roteirista e diretora do curta-metragem Kbela (2015). O filme recebeu o prêmio de melhor curta-metragem da diáspora africana da Academia Africana de Cinema (AMAA Awards 2017). Ela é fundadora do Afroflix, plataforma online que armazena produções audiovisuais com pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra.   Para assistir a live, basta entrar em bit.ly/3fDE48Y

Política, mercado e tecnologia: diversidade na esfera digital

Na quinta-feira, dia 02, o tema será “Política, mercado e tecnologia: diversidade na esfera digital”, com a participação de Fernanda Carrera, professora da ECO/UFRJ, do programa de pós-graduação em comunicação da UFF e do programa de pós-graduação em estudos de mídia da UFRN; e Silvana Bahia, codiretora da Olabi, organização social com foco em inovação, tecnologia e diversidade e coordenadora do PretaLab. A mediação será de Lidia Azevedo, mestranda do PPGCom da ECO/UFRJ.

Por uma educação antirracista: perspectivas feministas negras na universidade

Na sexta, dia 03, o tema será “Por uma educação antirracista: perspectivas feministas negras na universidade”  com participação das professoras Gislene dos Santos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, curso de gestão em políticas públicas (EACH/USP) e do programa de pós-graduação em direitos humanos, da Faculdade de Direito, além de coordenadora do NPeriferias – Grupo de Pesquisa das Periferias – Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP); e Rosângela Malachias, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ) e do programa de pós-graduação em educação e demandas populares da UFRRJ, além de coordenadora do Afrodiásporas núcleo de pesquisa sobre mulheres negras cultura audiovisual e educomunicação em periferias urbanas.

A mediação será de Renata Nascimento, doutoranda do PPGCOM da Uerj. As duas lives acontecerão a partir das 18 horas, no Facebook, https://www.facebook.com/relacoesraciaisecoufrj/ e são realizadas pelo grupo de estudos sobre relações raciais no Brasil, do LECC – Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária – ECO/UFRJ.

Leia também:

obs:Imagem principal atualizada em 02/07 – 00h25min

negrxs50mais