Mercado Casarão é novo espaço de negócios e de cultura afro brasileira
Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
A família que comanda o Dida Bar e Restaurante expandiu seus domínios e inaugurou o Mercado Casarão. O novo espaço de negócios visa valorizar atividades de afro empreendedores e da cultura afro-brasileira. O local conta com uma livraria e espaço para realização de atividades culturais. Nesta quinta-feira, dia 17, acontece um bate papo com o professor de filosofia Renato Noguera, autor do livro “Porque amamos”, que falará sobre “amor e auto cuidar”. O espaço funciona na Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Entre as atrações estão rodas de samba, com o grupo Samba da Dida. Algumas atividades fixas iniciais previstas são aulas de capoeira angola com o mestre Célio Gomes do grupo Aluandê; aulas de dança afro com Sabrina Sant’Ana; encontros literários com o projeto Encruza do Saber; serviço de beleza com cortes de cabelo e trancistas; terapia corporal africana com a Nailê Bem-Estar; Kemetic Yoga com Ana Sou e muita música.
Segundo os proprietários, em breve, outras opções se somarão, como aulas sobre educação financeira e empreendedorismo.
Na terça-feira, dia 22, Ella Fernandes, acompanhada por Jonathan Panta! faz um show, às 19 horas. Cantora, atriz, compositora e poetisa da cidade de São Gonçalo, mistura gêneros musicais do “hiphop”, “Soul”, “samba” e “funk Brasileiro”. Ingressos para o show custarão R$10,00.
Fortalecer o cenário cultural afro da zona norte
O negócio familiar tem à frente Dida Nascimento, Matheus Buka Trindade, Teka Nascimento e Kanu Akin Trindade. A ideia é complementar e ampliar a atuação do Dida Bar e Restaurante que funciona desde 2015 e tem foco na cozinha africana.
Kanu afirma que a família pretende que o Mercadão seja um lugar onde artistas e fomentadores da cultura negra possam expor seus trabalhos e criações. O objetivo é fortalecer o cenário cultural afro da zona norte baseado em conceitos africanos de mercado. “Este é mais um passo da trajetória de mais de 40 anos de uma família que deseja continuar crescendo”.
Inspiração nos mercados dos países africanos
“Nossa família se inspirou nos antigos mercados da África, como os de Benin, Guiné, Camarões e outros países africanos, onde os corações são as gastronomias. Nesses mercados as outras atividades pode ter a sua independência de ocorrer e se desenvolver por si só. O nosso sonho é dar continuidade ao crescimento, ousando e criando um mercado africano dos tempos modernos, um espaço aberto e de encruzilhadas, onde encontros sejam fomentados e a inovação tenha caminhos abertos para se desenvolver”, aposta Kanu.
A atuação no ramo comercial começou na família na década de 1970, quando Maria Aparecida, mãe de Dida, montou seu primeiro negócio. O comércio era um bar/tendinha na Pavuna e tia Maria, como era conhecida na região, tocava o estabelecimento. O ambiente era embalado por rodas de capoeira e samba entre outras manifestações culturais negras. Mais de 40 anos depois, em 2015, a família decidiu reviver o bar da Tia Maria e nasceu o atual Dida Bar e Restaurante.
Serviço
Funcionamento: às terças e quartas-feiras – das 16h à 0h; às quintas e sextas-feiras – das 12h à 0h e sábados e domingos – 9h à 0h.
Contatos: (21) 2504-0841 e 97956-4883 – Instagram – @casaraomercado
Imagens: divulgação
Opa consegui achar a informação correta que estava
procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.