“Carolina, a escritora do Brasil”, em debate na FlupRJ

“Carolina, a escritora do Brasil”, em debate na FlupRJ

Share With Your Friends

redacao@negrxs50mais.com.br

“Carolina, a escritora do Brasil” é o tema do painel desta terça-feira, 30, a partir das 19 horas, na Flup – Feira Literária das Periferias. Os debatedores Tom Farias e Fernanda Miranda discutirão a relevância de Carolina Maria de Jesus como narradora para o país e sua importância para as mulheres negras.

A transmissão pode ser acompanhada no YouTube e Facebook da Flup! A partir das 19horas.

Os palestrantes fazem parte de uma geração de intelectuais negros que deseja tornar Carolina mais acessível, a partir da ressignificação da imagem e memória da escritora.  A produção da Flup lembra que a pesquisa de personagens negros que marcaram a história do Brasil sempre foi feita por pessoas brancas, e estas figuras tratadas como mero objeto de estudo. Devido a esta realidade, as pessoas negras que ocupam a academia têm sido fundamentais na mudança desse cenário. No caso de Carolina de Jesus, se destaca a necessidade de retratá-la como escritora e intelectual negra, e não apenas pela figura social da mulher preta que morava na favela.

Quem debate

Fernanda Miranda

Doutora em letras pela Universidade de São Paulo é crítica literária e publicou “Carolina Maria de Jesus, literatura e cidade em dissenso” (Editora da Cidade, 2017) e “Silêncios Escritos, estudo de romances de autoras negras brasileiras – 1859/2006” (editora Malê, 2019). Ela discute em seus trabalhos autoria negra, colonialidade, cânone e poder, romancistas negras. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tom Farias

Jornalista, escritor e pesquisador, é carioca e duas vezes finalista do prêmio Jabuti, da Academia Brasileira de Letras. Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do governo do Estado de Santa Catarina e do Prêmio Carolina Maria de Jesus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Publicou diversos livros, entre os quais “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil” e “Carolina, uma biografia”, além do romance “Os crimes do rio vermelho”. É especialista em literatura afro-brasileira, e crítico literário. Como jornalista, passou por “Jornal do Brasil”, “Estado de Minas”, “Diário Catarinense” e ainda escreve para “O Globo”.

Luciane Nunes ⠀

Doutora em estudos literários, professora universitária e pesquisadora, leciona, há mais de 15 anos, em cursos de graduação e pós-graduação em Letras. Também pesquisa a literatura brasileira contemporânea feita por afrodescendentes. Será a mediadora da mesa.

Leia também:

negrxs50mais