A presença negra na formação portuária brasileira

A presença negra na formação portuária brasileira

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Redação – redacao@negrxs50mais.com.br
presença negra na formação portuária- antonio higino - andré rebouças - o cocheiro do carro do progresso

A construção dos portos e das companhias de docas do Rio de Janeiro no século XIX, em comparação com aquelas de Londres e Marselha é o tema do livro ‘O cocheiro do carro do progresso’, de Antonio Carlos Higino da Silva. A presença negra na formação portuária brasileira está relacionada à vida e obra de André Rebouças, engenheiro idealizador de parte da reforma ocorrida durante o Segundo Reinado. Ele é o eixo principal do livro, embora não seja uma narrativa biográfica. O lançamento ocorrerá no dia 29 de novembro, às 15horas, no Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124/20o andar).

Antonio Higino é doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela Universidade Federal do Ceará. É autor e coautor dos livros: ‘André Rebouças no divã de Frantz Fanon’, ‘Dos Letramentos’ e ‘O cocheiro do carro do progresso’. Atualmente, integra a formação básica em psicanálise do Corpo Freudiano, seção Fortaleza.

Espaço urbano portuário e relações com agenda mundial

Em 158 páginas o livro busca evidenciar rupturas e continuidades no uso e exploração do espaço urbano portuário e averigua a correlação com o advento da disseminação de uma agenda mundial modernizadora. Para tal, destaca os embates e as soluções encontradas quando o conjunto de referências apresentado pelo modelo portuário vigente se defrontou com uma nova proposta de serviços.

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A pesquisa conecta fatos, fontes primárias e referências bibliográficas. Dessa forma possibilita a correlação de diversos eventos que concorreram para transformações mundiais naquele período. Mostra ainda como a necessidade de mudanças na zona portuária foi remetida a uma conjuntura mais ampla de modernização urbana e governamental, diretamente vinculada a novas demandas políticas, econômicas e sociais.

Essa abordagem possibilitou o cruzamento dos eventos nacionais com os de outras regiões portuárias e ampliou o foco inicial de estudo. Tornou possível compreender a extensão do evento pesquisado e o resguardou de uma abordagem isolacionista. Buscou relacioná-lo com a modernização mundial dos portos e das respectivas estruturas sociais, políticas e econômicas.

Pré-venda

A pré-venda do livro, diretamente com o autor, está aberta pelo WhatsApp 21 9 85 87 66 60. O exemplar no pix, com preço promocional custa 55,00 (pix 025.683.247-16). No cartão de crédito: 58,00 – (link abaixo desta mensagem). Os 30 primeiros livros vendidos terão frete gratuito. O Valor integral é de R$ 65,00.

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