Cabelo crespo, qual é o pente que te penteia?
Por Patry Dias*
Quem tem cabelos crespos está sempre inovando, já que o cabelo crespo é um coringa. As propostas são múltiplas e vão do famoso “black” a inusitados penteados feitos com grampos, presilhas, apliques, tranças e com os mais diversos tipos de entrelaçados.
Fui, por curiosidade, olhar quantos pentes eu tinha e encontrei alguns que fazem toda a diferença para quem penteia seus lindos cabelos crespos.
O “pente garfo” é a melhor opção para o “black”, pois é prático, cabe em qualquer bolsa ou bolso e pode ser usado como acessório de cabelo. Os seus diferentes estilos e cores compõem qualquer visual fashion.
Se o seu “black” foi desarrumado, ou, vulgarmente falando, amassado, com apenas algumas garfadas, voltará ao formato original. E sem precisar molhar, passar creme de pentear ou pomada.
O “pente largo”, também conhecido como “pentão”, é o meu amigo de desembarace. Eu gosto de usar o pente largo quando lavo os cabelos com condicionador, ou no enxague de uma máscara capilar. Ele é ótimo para a manutenção dos cachos, por menor que eles sejam e deixa o cabelo mais solto e maleável.
O “pente de madeira” foi uma febre no passado, pois sua característica diminui eletricidade dos fios reduzindo o frizz, aquele cabelo arrepiado que detona qualquer penteado. Hoje em dia, eu acho que o pente de madeira perdeu o seu reinado para a concorrência, porque é necessário estar atento à qualidade do seu material para ter um bom resultado. Confesso que adorava ter um pente de madeira na minha bolsa de praia, mas já comprei alguns bonitos que eram de péssima qualidade.
Tem muita gente usando o pente de madeira nas barbas longas. Tem até um deles, com formato de garfo, mais adaptado para elas.
Gel cola, gelatina, pomada como auxiliares do pente que te penteia
Falando de frizz, o “pente fino” é o grande amigo dos penteados em cabelos crespos. Inimigo da garotada no passado, pois era um vilão ao quebrar cabelos, o pente fino, hoje em dia, faz penteados incríveis sem puxar os fios. Para tanto, basta o auxílio do gel cola, de uma gelatina, ou mesmo de uma pomada, que deixam o resultado impecável e sem arrepios.
O “pente profissional”, com certeza você já deve ter visto um, é muito usado pelos barbeiros e cabelereiros em cortes. Ele tem dois lados, um deles com dentes pequeno e outro com dentes maiores. Os negros e negras mais tradicionais, de cabelo curto, geralmente tinham um deles no bolso, em versão menor, para pentear os cabelos.
-
pente profissional -
pente medio de cabo grosso
Não posso me esquecer do “pente médio de cabo grosso”, que eu acredito que todo negro e negra tenha. Se você não tem um em casa, com certeza alguém da sua família deve ter, ele era o amigo das penteadeiras das mamães e vovós!
Não são só os pentes que te penteiam, as escovas também
Para fechar com chave de ouro a nossa dica sobre pentes, não posso deixar de mencionar sobre a “escova de plástico”, pois ela é uma mistura de pente com escova raquete, porém toda de plástico.
A “escova de plástico arredondada” está muito na moda, principalmente para quem gosta de inovar com cremes caseiros e cremes de tratamento, como eu, pois elas são maravilhosas para desembaraçar as pontinhas dos cabelos com creme.
Também existe a “escova plástica jacaré”, que é retangular. Ela é bem acessível e popular e eu a considero a versão clássica da escova plástica redondinha.
Com toda essa variedade de pentes, podemos afirmar que não temos só um pente que nos penteia, mas sim vários!
* Patrícia Dias – Instagram/Facebook: @patrydiasoficial