Ensaios fotográficos, uma forma de realçar a beleza negra

Ensaios fotográficos, uma forma de realçar a beleza negra

Share With Your Friends

Patrícia Dias-Moda-Imagem-Negros-marketing Por Patry Dias*

Nem todo mundo sabe fotografar a pele negra.  Muitos profissionais ainda estão presos no conceito do negro enquanto beleza exótica, ao invés de buscar realçar a beleza negra. Tudo é  uma questão de percepção e sensibilidade.

Por muito tempo nós, negros, tivemos que nos enquadrar em um estereótipo imposto pela sociedade. Atualmente começamos a ter mais espaço e acredito que temos que nos permitir. Temos que nos produzir independentemente de nossa condição financeira ou da nossa idade.

Se em um passado recente tínhamos dificuldades para encontrar cosméticos para negros no Brasil, posso dizer que, ainda hoje, muitos  produtores  não sabem nem manusear cabelos crespos. Nascemos com imagem negra desvalorizada, então vamos apreciar quem sabe valorizar o nosso estilo.

Sair bem na foto e guardar a recordação

Marcos Custodio - ensaio fotográfico- beleza negra
Marcos Custodio

Dessa vez eu venho dando dicas sobre ensaios fotográficos para negros. Afinal, quem não quer sair bem na foto e guardar uma boa recordação da sua beleza negra?

Foi numa oferta de ensaio fotográfico para negros, anunciado por um valor superacessível,  que conheci esse talentoso fotógrafo Marcos Custódio. Nunca vi tanta gente querendo ser fotografada em tão pouco tempo. Seu nome completo é Marcos Custodio de Souza, com os seus 27 anos. Fiquei impressionada quando ele me contou sobre a sua formação em soldador de eletrodo revestido 6G.

Marcos disse que desenvolveu o que estava dentro dele desde a sua infância. E, no momento em que esse desejo sobre a imagem se manifestou de uma maneira forte, ele comprou seu celular MotoG e fez a sua primeira fotografia. Desde então, Marcos não parou mais de fotografar e começou a se especializar em pele negra. “Me incomodava não ver pessoas negras em destaque nas revistas”, disse Marcos Custódio.

Assim, para cada pessoa que faz um material fotográfico, ele planeja um estilo. Ele sabe que os materiais de impressão são mais caros, então oferta pacotes digitais e sempre dá o seu jeito para atender a realidade do cliente. Geralmente Marcos deixa a pessoa à vontade, mas quando há necessidade ele as dirige também.

Marcos conta “a fotografia para mim é o registro do que meus olhos veem. No meu começo com a fotografia tive problema de lidar com a competitividade e, por falta de experiência, quase desisti. Então comecei a estudar por conta própria e usar estratégias para ingressar no mercado. Nesse momento de pandemia optei por não pegar muitos trabalhos, e otimizei meu tempo para me especializar mais em vídeo e fotografia.

Artista que começou nas festas de Madureira

Tiago Sant’Anna Ferreira- ensaio fotográfico- beleza negra
Tiago Sant’Anna

Uma vez que a gente encontra um talento, a vida  acaba nos apresentando outros. Assim, no Instagram, conheci essas fotos incríveis de Tiago Sant’Anna Ferreira, que aos 28 anos se formou em fotografia na faculdade Estácio de Sá.

Tiago conta que se tornou fotógrafo fazendo festas noturnas em Madureira. Ele olhava os fotógrafos e ficava apaixonado com as fotos que via. Logo depois comprou uma câmera e começou a mesclar festas com alguns ensaios. Ele é um artista, pois cria tudo para a sua fotografia, como o conceito, as cores, os figurinos, exceto a maquiagem.

Assim, conta Tiago Sant’Anna: “não me especializei em pele negra, mas como tive muita demanda do público negro, isso foi marcando o meu trabalho. Estou aberto para fotografar todas as pessoas!”

Thiago tem um catálogo comercial que oferece tipos de pacotes, a proposta da foto e os respectivos valores. Ele conta: “eu tenho pacotes variados para ensaios fotográficos. O mais acessível, não necessita de figurino, já o pacote ART, permite que meus clientes escolham acessórios simples que façam referência ao tema escolhido. Essa é uma forma do cliente não pagar muito, e tem um ensaio com produção, mais limitada. Já para quem gosta de produção, há o pacote Fantasy. Eu confecciono figurinos completos de acordo com o tema escolhido. Sem dúvida, o Fantasy é o ensaio mais produzido e o mais caro, porém todo o meu trabalho é bem acessível.”

Ensaios para todas as idades

Tiago disse que  negros com mais ou menos de 50, são super bem-vindos. Tem espaço pra qualquer idade. A maior parte dos seus ensaios é feita com pessoas que não tem o costume de modelar. Ele dirige suas modelos mesmo sem ter experiência, entendendo a sua  limitação e a possível dificuldade de posar.

“A fotografia pra mim é liberdade. É se ver através dos olhos de outra pessoa. É ter outra perspectiva. A fotografia tem poder suficiente pra transformar sua mente e a sua vida“, palavras de Tiago.

Com esses dois novos talentos da fotografia, se você não ficou tentado ou tentada a fazer o seu ensaio fotográfico, seja profissional ou pessoal, quero te contar que eu já estou marcada para fotografar com os dois.

Contatos:

Patrícia Dias – Instagram/Facebook: @patrydiasoficial

Leia também:

negrxs50mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *