O nude na cor da pele negra é tendência em vestuário, acessórios e maquiagens

O nude na cor da pele negra  é tendência em vestuário, acessórios e maquiagens

Share With Your Friends

Patrícia Dias-Moda-Imagem-Negros-marketing Por Patry Dias*

Confesso que nos anos 90, no meu tempo de modelo, quando me davam alguma roupa da cor da minha pele, geralmente, era bem clara. Um tom único, parecido  com café com leite. Algumas vezes mais claros, outras vezes mais escuros, mas ficava bem longe do meu tom de pele retinto. Foi assim também para maquiagem. Então, eu desfilei muito de “cara cinza”, pois os maquiadores não tinham produtos no meu tom, já que, geralmente, eram importados. Até eu aprender a fazer misturas e corrigir a tonalidade da minha maquiagem nos banheiros dos back stages, ou, então, levar a minha própria maquiagem para os maquiadores. Hoje em dia temos algumas marcas brasileiras que estão descobrindo o nude na cor da pele negra e vêm ampliando as tonalidades, como Avon, Natura, O Boticário e outras.

Então, eu desfilei muito de “cara cinza”, pois os maquiadores não tinham produtos no meu tom.

Patry Dias
Nude- cor- pele-negra

O que é o nude?

Foram anos e anos sem nada no tom da nossa pele aqui no Brasil. Só nos últimos anos as marcas despertaram também para produtos da cor da pele negra, ou nude.

A definição de nude é aquilo cuja cor depende da tonalidade da pele ou não tem cobertura, nu, exposto. Então o tom nude, é aquele que se assemelha ao tom da nossa pele com variações de tonalidades. Tá ai um toque para algumas marcas que não representam tons nudes  com pele negra…

Ingrid Silva faz história e impõe nude no ballet

Nude- cor- pele-negra - Ingrid Silva-sapatilhas
Ingrid Silva pintanda suas sapatilhas –
Foto: El Pais

Curiosidade: as sapatilhas de ponta de ballet, até pouco tempo, só eram rosas ou de tons claros. A nossa representante carioca, Ingrid Silva, bailarina e ativista integrante do grupo Dance Theatre do Harlem, em Nova York (EUA) passou um longo tempo pintando a sapatilha de ponta com maquiagem, para ficar na tonalidade de pele dela.  Nascida em uma comunidade do Rio de Janeiro, começou a dançar aos oito anos no projeto social “Dançando para não dançar”, e era a única negra nas escolas de dança  que frequentava. Ela percebia a necessidade de produtos direcionados a negros também dentro do segmento de dança , como a sapatilha.  Agora já possuímos algumas marcas com sapatilhas para negros, só não sei se temos modelos nos representando.

Nude- cor- pele-negra - Ingrid Silva-sapatilhas
Ingrid Silva e suas sapatilhas

Inspirada nesta temática, independente do nosso nível social, é importante saber que também há produtos direcionados para a gente. Então minha dica dessa vez, vai ser sobre alguns produtos que atendem à cor da pele negra.

Igualdade e diversidade racial no lápis de cor

Uniafro (Programa de Ações Afirmativas para a População Negra)  fez um projeto lindo com uma marca brasileira de produtos de arte, a Koralle. Foi a  primeira marca no Brasil a desenvolver uma caixa de giz de cera com 12 cores da pele negra, que mais tarde se ampliou para mais cores. A proposta visava representar a diversidade racial da população negra e despertou esta percepção para outras marcas como a Faber-Castell.

O objetivo é que as cores representem a diversidade racial da população brasileira. Que desconstruam a ideia de que somente o rosa pode ser usado para pintar a cor da pele das pessoas. E apoiem professores e pais que queiram promover a igualdade racial para suas crianças.

Meias calças ainda difíceis de achar no Brasil

Não podemos esquecer das meias-calças. Realmente era impossível achar as de tons de pele negra mais escuros, como o meu. Hoje já tem meias calças para tons retintos, mas não é muito fácil de achar. É difícil até achar modelos negras nas marcas brasileiras. Então, as imagens e créditos ficam para as marcas internacionais, como Pendeza, Shades by Renee e Nubian Skin.

Curativos na cor da pele negra

Não posso deixar de falar sobre os tons de Band-aid para pele negras, que  deixaram nosso ilustre PHD. Dominique Apollon, vice–presidente em pesquisa em justiça racial nos Estados Unidos, impressionado no Twitter. Ele contou que após 45 anos pode usar um Band–aid na cor da sua pele.

Esmaltes e roupas íntimas em combinação

Nude- cor- pele-negra - esmaltes

As marcas de esmaltes, até as mais populares, também já possuem tons nude para a pele negra.  Estes são lindíssimos, com uma boa variação de tom sobre tom. Maybelline e a marca Dailus vieram bem representadas.

Confesso que acho lindo quando se combina esmalte com roupas íntimas e então termino minhas dicas com as roupas íntimas do tom da nossa pele. Acabei de comprar um  tom lindo de lingerie da marca Liebe, chamado Mocca, que ficou perfeito e muito natural na minha pele. Não achei  roupas íntimas da cor da pele  para os rapazes no Brasil. Recorri, então, à marca internacional Nubian Skin, que não poupa esforços para atender as tonalidades da pele negra com todos os tipos físicos e gêneros da linha COCOA by NS.

Nude- cor- pele-negra - roupa íntima- masculina
Foto:https://www.nubianskin.com/
Nude- cor- pele-negra - roupa íntima feminina-
Foto: https://www.nubianskin.com/

Se você curtiu, lembre-se que existe um nude bem da cor da sua pele negra.

Patrícia Dias – Instagram/Facebook: @patrydiasoficial

Imagem em destaque: WorldRemit

Leia também:

negrxs50mais

Um comentário em “O nude na cor da pele negra é tendência em vestuário, acessórios e maquiagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *