O olhar negro na arquitetura e decoração: do rústico ao moderno

O olhar negro na arquitetura e decoração: do rústico ao moderno

Share With Your Friends

Patrícia Dias-Moda-Imagem-Negros-marketing Por Patry Dias

Estava pensando nessa semana que a nossa casa sempre vai ter as nossas referências. Podem ser utensílios domésticos, móveis, cor de parede, iluminação…tudo para a gente se sentir em casa, do jeito que a gente gosta. Desta vez falo sobre o olhar negro na arquitetura e decoração. Entrevisto dois profissionais negros que estão fazendo a diferença no quesito interiores. Eles são criativos, versáteis, profissionais e sabem aproveitar os seus talentos para desenvolver outras atividades, seja por lazer ou por trabalho.

Renata e Lúcio Mauro

Então vou contar sobre Renata Castro que, além de ser proprietária de uma marca de roupas e acessórios chamada “A cara da nega”, é proprietária com Lúcio Mauro da marca de móveis e acessórios rústicos, “O Safari Home Rustic”.

A marca “O Safári” é um sonho! Nasceu da dificuldade de Renata e Lúcio de achar algo no mercado de decoração que combinasse com suas identidades afro e rústica. Resolveram, então, criar a marca “O Safari”, porque sempre os clientes de sua marca de artigos afro queriam, além das roupas e acessórios, algo para representar a identidade afro em suas casas.

Referência familiar e reciclagem

A referência é a nossa família de Salvador. Atuamos desde 2009. O diferencial são os produtos de origem africana, que são produzidos no Brasil, com um trabalho totalmente artesanal. Trabalhamos com madeira sustentável e materiais descartados pela natureza como folhas secas, troncos e sementes. É muito importante o novo posicionamento do negro na sociedade. O lugar onde moramos é nossa identidade.

“O sonho que nunca consegui tirar do papel, tornei realidade no confinamento, me permitindo não só sofrer, mas continuar a sonhar e realizar sonhos e projetos O Safari”, diz Renata.

Inspiração eclética, moderna e brasileira

Elano Ramos, aos 47 anos, é um típico carioca. Arquiteto, Dj, batuqueiro, surfista e ama a noite. Apesar de trabalhar também com o público e tocar para pessoas, ele se considera tímido e discreto. Mas é o agregador, traz pessoas novas pro grupo e se considera o vulgo legal, incompreendido.

A inspiração de Elano é eclética, moderna e brasileira. Seu primeiro contato com arquitetura foi uma planta baixa com o projeto da sua casa, feito por um amigo de seu pai. Ficou vidrado no desenho, nas linhas e nas cores. Sua referência atualmente é uma arquiteta iraquiana-britânica chamada Zaha Hadid, que já faleceu. Elano diz que esta arquiteta era uma estrangeira incrível. Em interiores sua referência é a Gisele Taranto, com quem já trabalhou, e Fernanda Marques.

Elano se formou em 2000 e atua há 21 anos em arquitetura. Mas a maior parte do seu trabalho se concentra na área de ArchViz (visualização em arquitetura) fazendo imagens em 3D de ambientes para arquitetos, estúdios e construtoras.

“Eu tenho muita noção de espaço. Consigo enxergar bem o que não existe e pensar em 3D, o que me ajuda muito na hora de começar um projeto. Nós seres humanos nos preocupamos muito com a imagem, com a roupa, com o jeito de falar e andar do outro, caracterizando as pessoas pelo local onde mora. Já ouvi várias vezes que sou um Preto ZS (Zona Sul), que eu deveria conhecer o subúrbio, comunidades e gostar de samba, pagode e funk.

Mas a gente cresce com influências dos nossos pais e com o que estamos acostumados a ver. Só mais velho é que vamos ter nossas próprias escolhas. Acho que a população vai ter que aceitar e aturar os negros na área. Isso é uma realidade, uma evolução que por mais lenta que seja, está acontecendo e vai se desenvolver cada vez mais e mais. As grandes marcas em geral, estão vendo isso e nós estamos vendo também.

Arquitetura e decoração com diversidade

Essa diversidade é incrível, pois cada pessoa tem um talento diferente e por mais que tenham as mesmas habilidades. Essa diferença, essa mistura, é bom para todos e os brancos, que estão recebendo cada vez mais a cultura negra, agradecem”, diz Elano.

Se vocês apreciaram o tema sobre o olhar da arquitetura e da decoração com profissionais negros, aproveitem para testar algum projeto ou decoração com eles, com certeza seu ambiente vai reinar!

Contatos

Patrydias: Instagram e Facebook

O Safari Home Rustic e (022) 99848-6691 Elano Ramos arquiteto Instagram:@elanoramosarquiteto

Leia também:

negrxs50mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *