Dicas de musculação para garantir longevidade e a qualidade de vida

Dicas de musculação para garantir longevidade e a qualidade de vida

Share With Your Friends

Patrícia Dias-Moda-Imagem-Negros-marketing Por Patry Dias*

Dessa vez eu conto pra vocês sobre vidas experientes que têm cuidado com o corpo por meio da musculação. Nesse momento em que muitas  pessoas buscam pela consciência corporal, é necessário conhecer os seus limites, mas não deixar para trás a atividade física, para aumentar a longevidade e a qualidade de vida.

Baseada nesta proposta, eu venho mostrar quem está dando show de saúde com seu corpo.

Ernestine é campeã de fisiculturismo e personal trainer certificada. Acorda todos os dias às 3 da manhã para correr e, sem dúvida, é um exemplo para todas as idades. Eu gostaria de chegar aos meus 85 anos esbelta como ela!

Treinamento para superar relação abusiva

A  Wendy Ida,  que muita gente ousa em chamar de vovó, conta em suas redes sociais e palestras que saiu de um relacionamento tóxico e encontrou na musculação e no treinamento físico o conforto para superar o trauma da relação abusiva. Ela não esperava que a prática esportiva fosse impactar tão positivamente. Aos 70 anos, Wendy Ida continua maravilhosa, sendo confundida por mulher de 40 anos!

Mas esse mérito não é só das mulheres. Olhem o  corpo do famoso Jean Titus,  em torno dos 50 anos, o Ripped Grandpa, ou melhor, o vovô rasgado, deixa a rapaziada no chinelo! Jean Titus conta na mídia que era um rapaz magrelo que não sabia o potencial do seu corpo e, há uns 30 anos, resolveu se dedicar à malhação. Com alimentação saudável e rotina fitness ele acredita que não tem idade para se exercitar.

Musos e musas no meio da rua

Se vocês pensam que só encontramos esses musos e musas internacionalmente, nas revistas ou na internet, estão completamente enganados. Eu vejo esses corpos na academia ou no meio da rua.

Foi quando eu deparei com o Marcos Fernando Martins Teodoro, com seus 54 anos, bem vividos e esbanjando beleza! Marcos é publicitário,  professor de comunicação social e há 35 anos vem trabalhando tanto no setor público quanto no privado na sua área de formação.

Aos 18 anos, ele começou a cuidar do corpo, quando teve a oportunidade de nadar pela universidade e, como atleta, obter desconto na mensalidade.

Para Marcos Teodoro, a atividade física complementa o trabalho mental. Ele pode trabalhar o dia inteiro exaustivamente, mas o horário noturno é o momento salutar, quando todo o estresse do dia é sanado naquele com a  musculação e treino aeróbico.  Marcão conta que só parou a atividade em 2017, quando sofreu um acidente, fraturou os dois joelhos e teve que ficar seis meses inativo, em função de cirurgias. Pensou, então, que nem iria poder mais treinar, no entanto, voltou com força total.

Dica é praticar a atividade física da qual se gosta.

“Eu não me acho com o corpo perfeito. Estava acima do peso na adolescência e minha mãe me colocou no judô. Eu odiei, já a natação foi o meu esporte com a musculação. Acredito que uma boa alimentação, com nutrientes, dão um bom rendimento na atividade física. Eu fiz isso, mas não de uma forma obcecada, para ter um corpo perfeito e chamar a atenção”, diz Marcos Teodoro.

A dica deste nosso ilustre professor para ter um corpo legal, é praticar a  atividade física da qual se gosta.

“A musculação e treinos específicos vão ajudar a quem quer o corpo ultra definido. Eu escolhi a natação e musculação desde novo, mas hoje em dia  as ofertas para nadar são menores, então a musculação ficou mais prática e presente pra mim, e, espero, que fique por muitos e muitos anos.  É necessário ter disciplina com uma atividade física, tendo o corpo atlético ou não, pois você  deve  gostar de si mesmo, do jeito que você é. Cuidar do corpo e da imagem é necessário  para a  sua saúde, para ter qualidade de vida, mas não pode ser uma obsessão”, diz Marcos Teodoro.

Já Rosemberg Venâncio, turismólogo de 44 anos, que os amigos carinhosamente chamam de Berg, começou a malhar a partir dos seus 30 anos, pois  também era magrinho. Para ter um corpo como o dele, a orientação que dá é manter uma alimentação saudável, atividade física e mental, descanso e se conhecer para evitar o estresse.

Organize o tempo e comece já

Berg responde minha entrevista, dizendo que o corpo e a boa imagem são bons diferenciais. “Trabalho no ramo de hotelaria e atendo pessoas do mundo todo, poderia ter sofrido diversos preconceitos, mas confesso que a minha  imagem e a minha cordialidade abriram portas. A educação é fundamental para que isso aconteça, diz Rosemberg.

Dono de um sorriso brilhante e contagiante cuidar do corpo perto dele só traz alegria .

Então, se você está pensando em fazer uma atividade física, independente da sua idade, não esqueça as dicas dos especialistas. Reserve, no mínimo, 30 minutos por dia, organize o seu tempo e comece desde já, a internet está cheia de tutoriais.

Imagens

Enerstine Shepherd; Instagram – @shepherdernestine, Instagram- wendyidafitness, Youtube – Titusunlimited, Instagram:@titusunlimited

Patrícia Dias – Instagram/Facebook: @patrydiasoficial 

Leia também:

negrxs50mais