Afrofuturismo apresenta tecnologias para integrar África e Brasil

Afrofuturismo apresenta tecnologias para integrar África e Brasil

Share With Your Friends

A cultura digital e a inovação estarão em debate amanhã, dia 29, e sábado, 30, direto de Salvador (BA). Em sua terceira edição, o Festival Afrofuturismo apresenta tecnologias para integrar África e Brasil e este ano será online. O encontro destacará o protagonismo negro e reunirá profissionais de tecnologia, artistas inovadores e influenciadores brasileiros e africanos de diferentes países. Entre outros painéis estarão um que debaterá o impacto da Inteligência Artificial e dos algoritmos no racismo estrutural e outro sobre  como usar as tecnologias para integrar as comunidades africana e afro-brasileira. A transmissão será feita pelo canal do youtube da Vale do Dendê, uma das organizadoras.

O festival é fruto de duas edições do evento “Ocupação Afro.Futurista”, realizadas em 2017 e 2018 pela organização Vale do Dendê, em parceira com o Instituto Mídia Étnica, na Estação da Lapa, que é a maior estação de ônibus e metrô do Norte-Nordeste brasileiro. Por ela passam 500 mil pessoas diariamente. Nas mesas de discussão estarão representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Programação

Dia 29

Rosenildo Ferreira-Afrofuturismo-tecnologias-Inteligência artificial-algoritmo- Vale do Dendê
Rosenildo Ferreira

13h30min – Abertura com Nana Baffour (CEO & Chairman Qintess), Paulo Rogério, Ítala Herta e Rosenildo Ferreira (fundadores da Vale do Dendê)

14horas: Painel – Afrofuturismo: artes, estéticas e novas narrativas – Participantes: Yan Cloud (cantor e compositor), Mwana Afrika (jornalista) e Morena Mariah (escritora e colunista de O Globo)

Afrofuturismo-Fernanda Carrera-tecnologias-Inteligência artificial-algoritmo-UFRJ
Fernanda Carrera

15h30min: Painel – O impacto da Inteligência Artificial e dos algoritmos no racismo estrutural.
Participantes: Fernanda Carrera (professora de comunicação da UFRJ), Nina da Hora (cientista da computação pela Puc- Rio), Alexandre Carvalho (businesss development manager QADS) e Pablo Nunes (doutor em ciência política).

17horas: Happy hour digital com discotecagem de DJ Nai Sena

Dia 30

Pedro Lopes-Cabo Verde-Afrofuturismo-tecnologias-Inteligência artificial-algoritmo-
Pedro Lopes

13horas: Painel – Como usar as tecnologias para integrar as comunidades africana e afro-brasileira.
Participantes: Com Allana Cardoso (Qintess), Tiago Cardoso (CEO da Nguzu), Niousha Roshani (Global Black Youth Festival), Pedro Lopes (secretário de Estado de Inovação de Cabo Verde)

14h30min: Painel Startups: África e diáspora – Demo Day (Ecossistemas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique)

16h30min: Happy hour digital com discotecagem de Bruxa Braba

Organizadores

Vale do Dendê

É uma organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade, com foco principal na cidade de Salvador (BA). A iniciativa teve início em novembro de 2016, com um workshop que reuniu representantes de diversas empresas e instituições da cidade. Em 2017, foi realizada a primeira edição da Ocupação Afro.Futurista e lançada a Aceleradora Vale do Dendê. Em 2018 iniciou um programa de aceleração que já apoiou 90 empresas diretamente.

A organização mantém um hub físico na Estação Nova Lapa onde passam 500 mil pessoas por dia. Lá oferece cursos, workshops e atividades de fomento à cultura empreendedora. A entidade foi criada pelo publicitário Paulo Rogério Nunes, o doutor em administração Hélio Santos, o jornalista Rosenildo Ferreira e a relações públicas Itala Herta. A organização se destaca pelo trabalho inovador em levar os temas do empreendedorismo e tecnologia para o público das periferias. Dentre as empresas que passaram pelo programa da Vale do Dendê estão cases como AfroSaúde, TrazFavela, Interakt, EcoCiclo e Aoca Game Lab. Saiba mais: www.valedodende.org

Qintess

É uma das dez maiores empresas de tecnologia do Brasil. Oferece as expertises de estratégia, inovação, design e tecnologia e capacitação de TI. Possui aproximadamente 3.200 funcionários e mais de 2.000 clientes. As operações estão no Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Europa, Oriente Média e África. Entre seus clientes estão sete das dez principais instituições financeiras do mundo, oito das dez maiores empresas de serviços públicos do Brasil e duas das três maiores empresas de telecomunicações do país. O ganês Nana Baffour, Chairman, CEO & Chief Culture Officer da Qintess,  destaca a rodada de conversas que discutirá como utilizar a tecnologia para integrar as comunidades africana e afro-brasileira.

Leia também:

negrxs50mais