Naomi Campbell entra no Negrxs 50+

Naomi Campbell entra no Negrxs 50+

Share With Your Friends

Redação – redacao@negrxs50mais.com.br

Quem desde sexta-feira, dia 22, entrou para o “clube” dos Negrxs50+ foi Naomi Campbell. A modelo nasceu em 1970 e começou a carreira aos 15 anos de idade, embora aos sete já tenha participado do videoclip Is The Love feito pelo cantor Bob Marley. Já foi capa de revistas mais de 500 vezes, entre elas foi a primeira modelo negra a aparecer nas capas das revistas Time e da Vogue francesa e russa. Foi ainda a primeira modelo britânica negra a aparecer na capa da Vogue britânica.

Para quebrar a barreira do racismo em 1988 contou com o apoio do amigo e mentor Yves St. Laurent, que ameaçou a Vogue francesa de suspender as propagandas na revista caso continuasse a recusar modelos negras na capa. Ela protagonizou a capa da edição de agosto daquele ano.

Filha da jamaicana Valerie Morris que era dançarina, Naomi Elena Campbell não conheceu o pai, que abandonou a mãe quando esta estava grávida dela no quarto mês de gestação.  Aos dez anos começou a ter aulas de balé e aos 15 assinou com a agência Synchro o primeiro contrato como modelo. Aos 16 fez a capa da revista Elle britânica.

Naomi Campbell e Nelson Mandela. (Foto de Stephane Cardinale/Sygma via Getty Images)

Atualmente Naomi é empresária, ativista, editora contribuinte da Vogue UK e fundadora da ONG Fashion For Relief. Ao longo da carreira tem trabalhado como marcas de luxo e designers famosos, como Gianni Versace e Azzedine Alaia, com diferentes companhias agenciadoras em Nova York, Londres, Milão, Sydney e Paris.

Nos anos 1990 Naomi era uma das supermodelos mais bem pagas da indústria da moda naquele período. Ela era a única negra do batizado como “Big Six”: Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Kate Moss e Linda Evangelista.

Além de modelar, Naomi já experimentou outras atividades artísticas. Lançou, junto com uma ghostwriter, um livro no gênero suspense, Swan. No mesmo ano de 1994 lançou o seu único álbum musical, batizado como Babywoman. Participou também de filmes e clipes de artistas como Madona e Michael Jackon.

Naomi também coleciona prêmios, como os do Conselho de Designers de Moda da América, e o do CFDA Fashion Awards 2018. Em 2019, foi a vez do Conselho de Moda Britânico no Fashion Awards. Foi a primeira mulher negra eleita Fashion Icon pelo BFC.

Desde 2018 Naomi é YouTuber e tem usado a plataforma para fazer entrevistas neste período de isolamento social.

Leia também:

Minimizando as linhas de expressão com aparência natural

negrxs50mais