Seminário online conta a história do grupo Luminosidade Negra
Redação- redacao@negrxs50mais
A moda carioca é marcada, nos anos 80, pela presença do grupo “Luminosidade Negra” composto por modelos e manequins negros liderados por Anailda Charmite. Neste sábado, dia 29 de agosto, às 15horas, um seminário online conta a história do grupo. A live será transmitida na página no Facebook “@ConstruindoAlgoMuitoMelhor”.
O Luminosidade Negra foi um movimento de resistência política que fez “refletir sobre os lugares de representação de negras e negros, tendo como ponto de partida a beleza negra”, diz a curadora do webnário, a professora Ana Gomes.
O Luminosidade Negra desfilava em eventos como a Festa Cor da Pele no Renascença Clube e a Noite da Beleza Negra, no Rio de Janeiro. A trilha sonora era o charme. Hoje, parte dessa memória está preservada nos filmes do canal Cultne, criado por Dom Filó.
Corpos negros transgridem padrões das passarelas
Idealizado e produzido por Anailda Charmite, o grupo oferecia aulas de manequim e modelo e transgrediu os padrões das passarelas de moda. Apresentava corpos negros, máscaras africanas, atabaques e gestuais ancestrais em desfilam imponentes. A maquiagem ganhou batom vermelho e os adereços assumiram a afro-brasilidade.
Além de Anailda, o evento de sábado homenageará a cabeleireira Dai Bastos e a estilista Wanda da Baixada, que influenciaram a moda negra e popular naquela época.
Participam a professora e estilista da Afrojô, Josina Cunha; a empresária na área de beleza, Ana Paula Gonçalves; o professor e jornalista Marcelo Reis e o jornalista Zezinho Andrade. As mediadoras serão Ana Gomes e a professora Daniella Gomes.
Agbara Dudu e bailes chame na formação política
Segundo Ana Gomes, os principais objetivos deste webnário são pensar os anos de 1980 e o lugar do Agbara Dudu e Bailes Charme como espaços de formação política de negros, especialmente os residentes na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana.
O seminário online conta a historia e deve contribuir também para identificar produtores e promotores da moda e da beleza negras e pensar as perspectivas deste mercado.
A curadoria conta ainda com a jornalista Sandra Martins e Yalodê Charmite, que é herdeira de Anailda no Luminosidade Negra.
Quem desejar receber certificado deverá se inscrever pelo link https://forms.gle/3friiYoTNWPANfAB9.
Leia também:
- Preto de preto, negros devem abusar do “Black Look”
- Cuide dos seus cabelos brancos, eles são sinal de beleza e modernidade!
- Os segredos do Batom para todas idades e tons de pele negra
Filme e imagem destacada: Cultne