Barba e bigode com muito estilo para o visual dos negros
Por Patry Dias*
A minha dica de hoje é voltada para o look dos rapazes. Existem inúmeros estilos que podem ser criados com cabelo, barba e bigode. São diferenciados, muito harmoniosos e variam do estilo clássico e popular até os mais modernos e sofisticados.
Fui bater um papo com o Marcio Roberto, barbeiro e hair stlylist da BeGod Barbearia em Copacabana. Ele me ensinou muita coisa sobre barba, cabelo e bigode e ainda me disse que uma barba e bigode com estilo, funcionam com qualquer tipo de cabelo. Seja curto clássico, raspado, black ou rasta. Para cuidar da sua barba e da barba de seus clientes, Marcio Roberto tem até pentes especiais. Além de truques para ter um bom crescimento e manter o formato desejado.
Se você gosta de estar sempre na moda e de mudar de visual, ou então, tem o hábito de opinar no look de quem você gosta, aqui estão algumas dicas para sugerir ou compor o seu estilo.
Estilo clássico e tradicional
Barbas alinhadas – são lindas e harmoniosas, podem ser cheias ou bem cerradinhas. Se adequam ao estilo clássico e sofisticado. Elas sempre dão a ideia de um perfil de uniformidade, já que os fios, mesmo fora do lugar, são bem aparados.
Bigode Chevron – é um bigode que tem o formato triangular e um super volume. Apesar de parecer fora da moda, ainda é muito usado. Foi referência nos anos 80 e 90 em celebridades como Freddie Mercury.
Cavanhaque completo – pode ser circular ou triangular. Sua principal característica é ter bigode e este ser completo até o queixo. É considerado como o mais usado pelos homens negros. Nunca sai de moda e faz um estilo charmoso.
Estilo moderno
Barbas desenhadas – são primas das barbas cerradas, costumam ser mais cheias, mas se diferenciam pelos seus desenhos geométricos que também podem combinar com o desenho ou formato de cabelos cheios e longos, ou com eles curtos ou raspados.
Barba e bigode lápis – dão a impressão de que foram desenhados com lápis, pela característica fina. Têm sido cada vez mais populares, mas muita gente acha diferente.
Bigode Handlebar – parece um guidão de bicicleta, sua característica é ser fino, longo e com as pontas enroscadas. Também pode ser usado com barba e, geralmente, quem tem este estilo de bigode, utiliza cera para ficar bem pontudo nas pontas e fazer uma curva. É mais fácil para quem tem bigode com fios mais finos e alongados, pois quem tem fios mais grossos e mais curtos tem dificuldade de cultivar este formato. Eu vejo poucos negros com este estilo de bigode, mas acho fashion.
Estilo casual e despojado
Barba mal feita ou desalinhada – faz um estilo bagunçado-arrumadinho, mas também compõe um visual moderno. Pode ser longa, média ou curta. Você pode fazer um super look e se estiver com um cabelo estiloso.
Cavanhaque âncora – é excelente para quem tem a barba com crescimento irregular e falhada. É caracterizado por bigode e pelos no queixo. Pode acompanhar o desenho do queixo ou deixar os fios mais compridos. Esse cavanhaque é despojado e pode ser usado no seu cotidiano.
Estilo rústico
Barba longa ou de tipo lenhador– este é um estilo sexy e viril, pois a sua característica cheia e volumosa geralmente dá impressão de força.
Barba ou cavanhaque sem bigode – também é conhecida como Pettie Goatee e para muita gente é um estilo de barba ou cavanhaque fora do convencional. Mas anda aparecendo pelas ruas e baladas.
Bigode ferradura – é um bigode com formato de ferradura. Este bigode desce pelas laterais no formato de um U invertido. É um estilo bem ousado como se fosse um cavanhaque sem pelos no queixo. Sempre me lembra o Leôncio do desenho do Pica-pau, mas acho legal para fazer um estilo se a barba é volumosa.
Se você gostou, tente ou sugira um desses estilos de barba ou bigode!
Créditos também pro Marcinho da Begod barbearia, que pode ser encontrado no @begodbarbearia ou (21) 32838233 e WhatsApp (21) 96904-8080.
* Patrícia Dias – Instagram/Facebook: @patrydiasoficial